Experiências comportamentais em laboratório

Páginas: 11 (2620 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
Introdução

Neste trabalho buscaremos relacionar as experiências realizadas no laboratório com o rato “Sniff”, idealizado pelo programa de computação de mesmo nome, com os conceitos estudados em sala de aula a respeito da Ciência do Comportamento, ou seja, o Behavorismo.
O Behaviorismo é uma abordagem da Psicologia, baseada na proposição de que o comportamento pode ser pesquisadocientificamente, sem recorrer a estados mentais interior. Seu significado para o tratamento psicológico foi profundo, tornando-se também um dos pilares da terapia farmacológica ( FERSTER,p.15).
Um dos pressupostos do pensamento behavorista, julga que a livre vontade é ilusória e que todo comportamento é determinado pelo ambiente, quer através de associação ou de reforço (SKINNER,2000,p.51).
Aescola de pensamento behavorista percorreu caminho oposto à Psicanálise, apesar de sua grande projeção no início do século vinte. Seus principais idealizadores foram: Ivan Pavlov , que investigou o condicionamento clássico, John B. Watson que rejeitou o introspectivo e procurou métodos para restringir a Psicologia experimental a métodos laboratoriais e seu principal articulador: Burrhus FredericSkinner.
Dentro da abordagem behavorista encontramos diferentes ênfases. Alguns behavioristas argumentam que a simples observação de comportamento é a melhor ou a mais conveniente maneira de investigar os processos mentais e psicológicos. Outros acreditam que ela é, de fato, a única maneira de investigar tais processos e há também aqueles cujo ponto de vista às vezes referem-se a umaárea específica de estudo, como análise do comportamento ou da ciência comportamental. Abordaremos com maior ênfase o behavorismo radical de B.F. Skinner e sua experiência com rato.O estudo é feito na caixa de Skinner e de forma experimental, é possível mudar de contingência entre as respostas e a entrega de reforço de modo que mais do que uma resposta pode ser necessária a fim de obter a recompensa(reforço).
Para a adequada execução e análise do experimento é necessário que se tenha o entendimento de conceitos importantes, os quais serão mencionados a seguir.
É importante o entendimento do comportamento operante, onde as respostas produzem conseqüências e alteram o ambiente, aumentando ou diminuindo a freqüência, sendo este o resultado de um condicionamento.

Objetivo
Aplicar osconceitos teóricos fundamentados na Filosofia do Behavorismo radical, postulado por Burrhus Frederic Skinner, no laboratório virtual ( sujeito: rato albino virtual e em privação de alimento).

1. Visão histórica
Clássica: Referência ao behaviorismo de J.B.Watson que busca na observação o estudo objetivo de comportamento; indiferença ao estado interno ou mentalismo; o pensamento é encoberto pelodiscurso; o comportamento é derivado de variáveis do meio.
Radical: Behaviorismo ; termo adotado por B.F.Skinner que inclui a abordagem comportamental , como filosofia da Ciência do Comportamento; não mecanicista; análise do comportamento operante, ou seja, o comportamento que opera direta ou diretamente sobre o meio. (BOCK, 2000,p.46 e 47). Diferentemente do comportamento respondente, ocomportamento operante é fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que ocorrerão após as respostas, ou seja, ele é determinado pelas conseqüências.(FADIMAN,2002,p.194).
1.1 Biografias
1.1.2 John B. Watson (1878-1958)
No início do século 20, John B. Watson argumentou do ponto de vista de um behavorista, que a Psicologia se preocupa com o comportamento em si, não como um método de estudar aconsciência. Esta foi uma quebra substancial da psicologia estruturalista do tempo, que utilizou o método de introspecção e considerou o estudo do comportamento apenas valor a agregar à análise. Watson, ao contrário, estudou a adaptação de organismos e seus ambientes, mais especificamente os principais estímulos que apresentavam respostas ao organismo avaliado . A maior parte do trabalho de Watson...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • experiencia comportamental
  • Experiência de laboratório
  • Experiencia de laboratorio
  • Experiência no laboratório
  • Experiencia em laboratorio
  • experiencia lr41 laboratorio de redes
  • Experiencia em laboratorio de eletronica
  • Laboratório de experiência de consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!