Experiência 1 - medidas de resistência elétrica através

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Experiência 1
Medidas de Resistencia Elétrica através do
Multímetro Analógico e Digital

Laboratório – ELETRICIDADE I

Sumário
Objetivo 3
Desenvolvimento Teórico 4
Instrumentos elétricos de medição analógicos.........................................................4
Instrumentos elétricos de mediçãodigitais................................................................6
Resistência elétrica.....................................................................................................7
Experiência. 12
Conclusão........................................................................................................................13

Objetivo

O objetivo desta experiência é analisar o desempenho das medições de diversas resistênciaselétricas, utilizando o Ohmímetro de um Multímetro analógico e um Ohmímetro de um Multímetro Digital. Verificando as tolerâncias de cada resistor.
Familiarizar com as escalas do Multímetro analógico e Digital e suas diferenças.

Desenvolvimento Teórico

Instrumentos elétricos de medição analógicos

Os instrumentos empregados na medição das grandezas elétricas apresentam um conjunto móvel que édeslocado aproveitando um dos efeitos da corrente elétrica: efeito térmico, efeito magnético, efeito dinâmico, etc. Preso a um conjunto móvel, está um ponteiro que se desloca na frente de uma escala graduada de valores da grandeza que o instrumento é destinado a medir (galvanômetro).
A leitura é feita através do deslocamento angular do ponteiro, podendo ocorrer, durante este processo, errosgrosseiros por parte do experimentador como o engano na leitura. Além disso, a utilização do multímetro analógico pode apresentar leituras imprecisas devido a erros de calibração dos instrumentos. Uma grande vantagem dos aparelhos analógicos é não depender de uma fonte interna para realizar medidas de corrente ou tensão.
A precisão típica de um multímetro analógico é de ± 2% ou ± 3% da escala total.Durante a medição da corrente elétrica é necessário um manuseio cauteloso já que a mudança de escala do equipamento deve ser realizada sem que por ele circule corrente, pois se a chave desconectar os resistores ligados em paralelo com o resistor interno ( shunt ), toda a corrente circulará pelo galvanômetro, danificando-o. Os instrumentos mais utilizados são os instrumentos de bobina móvel e imãpermanente (BMIP), os de ferro móvel (FM).

Instrumento de bobina móvel e imã permanente

Figura 1 – Instrumento de bobina móvel e imã permanente.

As principais partes deste instrumento estão descritas a seguir:

* Imã permanente de peças polares cilíndricas;
* Núcleo cilíndrico de ferro doce, com a finalidade de tornar radiais as linhas de fluxo magnético;
* Quadro retangularde metal condutor, em geral feito de alumínio, com a finalidade de servir de suporte à bobina e produzir amortecimento por corrente de Foucault (corrente parasita);
* Bobina de fio de cobre, enrolada sobre o quadro de alumínio, por onde circulará a corrente a medir.

Quando um condutor é percorrido por uma corrente I, na presença de um campo magnético (B), fica submetido a uma força F cujosentido é dado pela regra da mão direita. Assim a corrente I a medir, ao percorrer a bobina “b” vai dar origem às forças F e o descolamento do ponteiro será proporcional à corrente a ser medida. Esses instrumentos não são adequados para medir correntes que variam rapidamente no tempo, mais propícios então para medir sinais contínuos.

Figura 2 - Princípio de funcionamento do instrumento debobina móvel e imã permanente.

Instrumentos de ferro móvel (FM)

Os instrumentos de ferro móvel são também conhecidos como instrumentos ferromagnéticos ou eletromagnéticos.
O seu princípio de funcionamento é baseado na ação do campo magnético, criado pela corrente a medir percorrendo uma bobina fixa, sobre uma peça de ferro doce móvel.
Existem dois tipos de instrumentos básicos de ferro...
tracking img