Experiência de hawthorne3

563 palavras 3 páginas
Experiência de Hawthorne
***
Curso de Administração
Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, RS – Brasil
***
A Teoria das Relações humanas surgiu da necessidade de humanizar e democratizar a administração, ela buscou eliminar os conceitos rígidos e a visão do homem como máquina da teoria Clássica
Experimento de Hawthorne
(1927 a 1933)
Foi Realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas na fábrica da Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne, perto de Chicago, sob a coordenação de Elton Mayo. E tinha como objetiva inicial pesquisar a correlação entre a iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção. Porém A tentativa foi frustrada, não sendo provada existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção, logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
As principais conclusões de Mayo foram:
Nível de Produção Resultante da Integração Social
A produção não é determinada apenas por fatores físicos e fisiológicos do empregado (em oposição à teoria Clássica), mas por normas e expectativas do grupo. Logo, a capacidade social do trabalhador é proporcional a integração social do grupo.
Comportamento Social dos Empregados
Os trabalhadores tendem a agir e reagir como membros de um grupo maior, logo a administração deve tratar os empregados como parte do grupo sujeitas a influencia social deste, entrando em contraponto com a Teoria Clássica que atribuía ao empregado comportamento do tipo máquina.
Recompensas e Sanções Sociais
A motivação econômica é considerada secundária para a determinação do rendimento do trabalhador, o principal efeito motivador é a necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação das atividades dos grupos sociais nos quais convivem.
Grupos Informais
Em contraponto a teoria clássica, A teoria humanista concentra-se nos aspectos

Relacionados

  • Fase de Hawthorne
    405 palavras | 2 páginas
  • SEGURANÇA PRIVADA: TREINAMENTO COMO PROCESSO BASE EM AÇÃO SEGURA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS NO DISTRITO FEDERAL
    7850 palavras | 32 páginas
  • A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NA EMPRESA CLARO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
    15850 palavras | 64 páginas
  • Gardenia Garcia Benoss
    32315 palavras | 130 páginas