EXPANSAO_TERMICA_LIQUIDOS

1941 palavras 8 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Licenciatura Engenharia Informática

PRÁTICA 1
Expansão Térmica do Líquidos

Elaborado por:
 Nuno Vistas – nº 15052;
 Ricardo Revés – nº 47089
 André Costa – nº 48256

Docente: Valentin Besserguenev

Índice
Índice

1

Objetivo

2

Introdução Teórica

2

Procedimento Experimental

3

Resultados e Cálculos

4

Conclusão
Observações

9
10

1

Objetivo
Queremos, com esta experiência, observar se o aquecimento de um líquido provoca um aumento em seu volume, calculando também os coeficientes de expansão térmica volumétrica de um líquido, esperando concluir, se para diferentes líquidos correspondem diferentes coeficientes de expansão.
Nos estudos sobre a expansão volumétrica dos líquidos, vimos que não é possível estudar um líquido sem recipiente e que embora os recipientes também se dilatam, é quase sempre menos que os líquidos neles contidos.
Iremos então verificar como diferentes temperaturas afetam o volume de diferentes líquidos, utilizando um recipiente e medindo na sua escala o seu aumento de volume com a subida de temperatura.

Introdução Teórica
Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à expansão ou contração térmica. O processo de contração e expansão dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento na distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação das mesmas. Esse espaçamento maior entre elas se manifesta através da expansão das dimensões do corpo.
Os líquidos se expandem obedecendo às mesmas leis da expansão dos sólidos. Apenas devemos nos lembrar de que, como os líquidos não têm forma própria, mas tomam a forma do recipiente, não é importante o estudo das expansões linear e superficial de um líquido. O que

Relacionados