Expansao europeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Expansão Europeia

Expansão europeia refere-se ao período compreendido entre os séculos XV e XVI, quando Portugal e Espanha, tornaram-se pioneiros nas viagens ultramarinas.
Pode-se dizer que a expansão europeia é o momento em que a Europa começa a entrar em contacto com o resto do mundo através das viagens pelo mar, que ficaram conhecidas como viagens de descobrimentos.

Factores daexpansão europeia

Para empreender as viagens de descobrimento, os portugueses e espanhóis, foram motivados pela vontade de saber mais, bem como a necessidade de satisfazer o paladar, visto que um dos grandes objectivos era a descoberta do caminho marítimo para a Índia, o que ia reduzir o preço das especiarias e enfraquecer o monopólio dos muçulmanos que controlavam a rota terrestre das especiarias.Pode-se afirmar, que os factores que contribuíram para a expansão são:
1-O crescimento demográfico, o que exigia mais alimentos e mais matérias-primas para a industria europeia;
2- O desejo de produtos exóticos (especiarias);
3- O desenvolvimento técnico e científico (Bússola, Astrolábio);
4- O descobrimento de novos mercados e rotas comerciais;
5- A necessidade de difusão do cristianismoObjectivos da expansão

A expansão europeia, tinha como objectivo, o descobrimento de novas rotas para a aquisição das especiarias, o que influenciaria a redução do preço das especiarias na Europa Ocidental. E a necessidade de difusão da religião cristã pelo mundo para contrapor a expansão da religião muçulmana.

O tratado de Tordesilhas
Portugal e Espanha entraram em conflito por causa docontrolo do comércio com os povos das regiões aonde haviam chegado. Para acabar com esse conflito, em 1494, foi assinado um acordo entre Portugal e Espanha, que consistia na divisão do mundo em duas zonas de influência ou seja foi dividido em duas partes, onde a parte ocidental ficava com Portugal e a parte ocidental ficava com a Espanha.
A esse acordo ficou conhecido como o Tratado deTordesilhas.

Etapas da expansão europeia

A expansão europeia compreende duas etapas ou fases:

1ª Etapa ( XV- XVI)- Fase de reconhecimento ou de descobrimento
Compreende a assinatura do tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, a descoberta de novos mercados e o estabelecimento de feitorias ao longo da costa.

2ªEtapa ( XVII-XX)- Da corrida colonial à ocupação efectiva.

Inicia maisconcretamente com a conferência de Berlim ( 1884-1885), onde se deliberou sobre a ocupação efectiva, caracterizou-se por uma corrida sem precedentes entre os europeus pela ocupação efectiva de África, caracterizou-se ainda por vários conflitos entre os europeus pela ocupação de África, por exemplo, o conflito entre Portugal e Inglaterra devido ao projecto mapa cor-de-rosa de Portugal, o que chocavacom as pretensões imperialistas da Inglaterra.

Consequências da expansão europeia

A expansão, pôs a Europa em contacto com povos de diferentes continentes.
O comércio passou a ser feito a nível mundial, integrando vários povos e Estados.

Uma das principais consequências da expansão foi a difusão e circulação mundial de plantas e animais, por exemplo, os europeus levaram para a Américaos seus animais, tais como cavalos, bois, carneiros e levaram ainda plantas alimentares, tais como trigo, oliveira, etc.
A Ásia através da Europa, fez chegar à América, a Banana, o Arroz, a cana-de-açúcar, etc.

Os povos europeus influenciaram as populações de outros continentes. Esta influência é, sobretudo, notória na América e em África, por exemplo, o estabelecimento de estruturasadministrativas, baseadas nos modelos europeus. O estabelecimento ou seja a difusão das igrejas cristãs e de línguas europeias (Português, Inglês francês, etc.)

É importante salientar que a expansão europeia contribuiu para uma nova visão do mundo. Foi possível delinear, finalmente, os contornos dos continentes, localizar os Arquipélagos, e provar a comunicabilidade dos oceanos.

Expansão portuguesa...
tracking img