Expansão européia e descobrimento do brasil.

Páginas: 6 (1368 palavras) Publicado: 1 de março de 2011
Expansão Européia e Descobrimento do Brasil.

Estudar a história do Brasil é fascinante, já que estamos falando de nossa nação, a mesma é feita com documentos, mas que a cada documento uma discussão, uma nova interpretação, caminhando com outras ciências como a economia , sociologia , geografia , antropologia etc.
O século XV foi o marco importante entre os povos da Europa e América,já que a partir desse período, na busca de novos caminhos até a Índia surge uma terra que proporcionaria poder político e econômico a Portugal.
Durante a Idade Média o Oceano Atlântico era visto como algo tenebroso, entretanto se fez necessário adentrar esse mar a partir do século XV com a expansão ultramarina portuguesa , pois o mar Mediterrâneo não estava a oferecer tantos atributos comerciaisnesse período.
Com a expansão ultramarina portuguesa a Europa passa a enxergar o Oceano Atlântico com outra visão. Interessante lembrar que a Espanha lança ao mar a busca de novas terras em 1492 e essas terras onde hoje situa a América , e após oito anos em 1500 Portugal faz a Descoberta do Brasil.
É necessário um estudo ainda maior, ou seja obtenção de maiores fontes históricas àrespeito dessa polêmica já que Cabral foi o percursor da referida rota . Até esse período o Mediterrâneo era a porta de integração comercial entre Ocidente e Oriente , porém a Europa já estava à procura de nova rota comercial , pois o capitalismo começara a ser inserido nessa nova sociedade. Com o surgimento de uma nova rota o Mediterrâneo já não era visto com tanta importância como antes.
Coma nova rota a Europa passa a ter uma projeção ainda maior em relação ao capitalismo, já que Lisboa se torna o centro comercial da Europa. Essa rota não representa apenas novos caminhos , mas também novas experiências e o aumento do poder político e principalmente poder econômico para Portugal.
Nova rota representava conquista em um ambiente desconhecido, apenas chamado de Atlânticoafro-americano , porém rico no campo material e intelectual. A partir do século XV o homem europeu já passa a ter uma nova interpretação do mundo, onde as descobertas passam a ter valores diferentes, e descobre que é preciso dominar e dominando poderia adquirir novos produtos .
Descobrimentos foram feitos, porém a Coroa de Portugal e Espanha ainda concorriam nos interesses de terras Ocidentais .Com a função diplomática a Igreja faz sua interferência com o Tratado de Tordesilhas. Com o Tratado de Tordesilhas inicia um outro processo de busca por novas terras , novos produtos, novas fontes de riquezas. A Índia não deixara de ser um centro de especiarias para a Europa , porém havia a intenção de desviar a atenção da Espanha pela busca de especiarias , já que havia uma competição entrePortugal e Espanha.
Em 1492 Colombo faz descoberta em nome da Coroa espanhola , entretanto em 1480 D. João II procurou garantir os direitos portugueses, o mesmo acreditava “ que esta terra lhe pertencia ”.
Para os reis espanhóis Fernando e Isabel era preciso garantir sua autoridade e a posse das águas e terra descoberta por Colombo. Diante dessa polêmica o Papa expediu um documento ondegarantia o domínio de terras e ilhas aos reis espanhóis, para isso era necessário uma linha meridiana traçada de pólo a pólo em que o limite seria cem léguas a oeste das ilhas dos Açores e Cabo Verde, desde que as mesmas não pertencessem a algum monarca cristão antes do natal de 1492.
Houve um clima de descontentamento entre as duas Coroas, entretanto receosos de uma guerra decidiram negociar, asnegociações perduraram até 7 de junho de 1494, onde as duas Coroas estabelecem o acordo. Ficou decidido que o Mar Oceano teria duas zonas de influência , sendo que as terras já descobertas ou a descobrir no hemisfério oriental pertenceria a Portugal, as do hemisfério ocidental pertenceria Espanha, a linha de demarcação seria o meridiano traçado 370 léguas a oeste de Cabo Verde .
Com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansão européia e o descobrimento do brasil
  • A expansão européia no século xv e a incorporação do brasil
  • expansão europeia
  • Expansao europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • A Expansão Européia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!