Exp3 An Lise De Malhas E An Lise Nodal

594 palavras 3 páginas
Roteiro-Relatório da Experiência No 03
“ANÁLISE DE MALHAS E ANÁLISE NODAL”
COMPONENTES DA EQUIPE:
ALUNOS
NOTA
1

Data: ____/____/____ ___:___ h
2

3

1. OBJETIVOS:

Verificação experimental de ciruitos mistos com três malhas e um par de nós utilizando a análise de malhas e a análise nodal.

2. PARTE TEÓRICA

No roteiro da experiência nº 02 foram analisados circuitos simples através das leis de Kirchhoff para as tensões e para as correntes. Tais circuitos continham apenas um par de nós ou uma única malha. Esses circuitos podem ser completamente analisados através de uma única equação algébrica. No caso de circuitos com um único par de nós, ou seja, um circuito com dois nós, um dos quais é o nó de referência, uma vez que a tensão no nó é conhecida, podemos calcular todas as correntes. Em um circuito de malha única, uma vez conhecida a corrente de malha, podemos calcular todas as tensões.
Nesta experiência iremos calcular todas as correntes e tensões em circuitos com múltiplas malhas e nós.

2.1 Elementos de um Circuito Resistivo Misto para Análise de Malhas

Figura 1 – Circuito resistivo misto com duas fontes de tensão para análise de malhas.

2.2 Análise de Malha – Funcionamento A análise de malha usa LKT descrita na equação (I) para determinar as correntes do circuito:

Uma vez que as correntes sejam conhecidas, a lei de Ohm pode ser usada para calcular as tensões. Se o circuito possui N malhas independentes deve-se ter N equações independentes simultâneas necessárias para descrever o circuito.

2.3 Elementos de um Circuito Resistivo Misto para Análise Nodal

Figura 2 – Circuito resistivo misto com duas fontes de tensão para análise nodal.

2.4 Análise Nodal – Funcionamento

A análise de malha usa LKC descrita na equação (II) para determinar as tensões do circuito:

Uma vez que as tensões sejam conhecidas, a lei de Ohm pode ser usada para calcular as correntes. Se o circuito possui N nós independentes deve-se ter N equações

Relacionados