Exortacao_ Apostolica Verbum Domini

2256 palavras 10 páginas
Exortação Apostólica - Verbum Domini

A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
VERBUM DOMINI

INTRODUÇÃO "A Palavra do Senhor permanece eternamente. E esta é a Palavra do Evangelho que vos foi anunciada" (1 Pd 1,25).
Esta palavra entrou no tempo, se fez carne, fez sua morada no meio do nós.
Este documento não é um texto puramente doutrinal e temático, não opta por algumas teses teóricas. Encontramo-nos diante de um verdadeiro escrito global, onde se entrelaçam a teologia e a pastoral e onde a reflexão é sustentada e enriquecida por muitas citações preciosas.
O tema "Palavra de Deus" é analisado, desenvolvido e aprofundado em todas as suas dimensões.
O célebre prólogo de João (cf. DV 5) é o que cadencia o estudo. Começa a partir da Palavra de Deus considerada em si mesma, entendida no seu amplo revelar-se que excede e precede a própria Bíblia, delineada no seu aspecto dialógico (a escuta, a aliança, a fé, a invocação, mas também o pecado) e exaltada no seu ápice, que é Cristo.
Não se deve cancelar as dimensões histórica e literária, que constituem um reflexo da Encarnação, mas também não se pode ignorar o perfil transcendente da Bíblia.
Devem coexistir a hermenêutica da letra e a hermenêutica do espírito (cf. nn. 34-39) se quisermos explicar a razão da realidade viva e unitária da Palavra de Deus com palavras humanas.
A Liturgia é o lugar privilegiado onde faz ressoar e palpitar a Palavra (cf. nn. 52-71). Apresenta-se a vertente da reflexão teológica e da aplicação pastoral.
Também na Lectio Divina onde a Comunidade eclesial transforma-se em testemunha vital e não só em anunciadora da Palavra.
A Palavra de Deus, depois de ter vivido a sua epifania na Igreja, torna-se agora Verbum mundo, uma presença que entra o mundo, que julga e que salva, que inquieta e consola, e sobretudo que revela a todos o mistério de Deus e do homem.
A primeira e última palavra do Documento é ALGREIA (cf. n. 2 e 123). Para que esta bem-aventurança

Relacionados