Exoesqueleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esqueleto dos vertebrados
Esqueleto é um nome dado a estruturas de sustentação, principalmente de seres vivos, apresenta funções de manutenção do equilíbrio, sustentação dos músculos e auxiliocontra a perda de água no organismo.
Principais tipos de esqueletos de seres vivos:
Endosqueleto ou esqueleto interno - presente, por exemplo, em vertebrados, como peixes, gatos e humanos e peixesmero.

Exosqueleto ou esqueleto externo - presente em artrópodes, como formigas, aranhas, e caranguejos, e em alguns outros invertebrados, como as conchas de alguns moluscos. Seu principalcomponente é a quitina, um polissacarídeo associado a outros grupos amino.

Exoesqueleto

O Exoesqueleto, presente na maioria dos animais invertebrados, como já diz o nome, é um esqueletoexterno. Ele tem função de sustentação e proteção aos órgãos internos e evita também a perda de água. Para poderem crescer, estes organismos que têm de se desfazer do exosqueleto "apertado" e formar umnovo, um processo designado muda ou ecdise.
Partes pertencentes ao corpo dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto. Apesar das vantagens, o exoesqueleto apresenta como fatorlimitante ao crescimento dos animais, que necessitam realizar a ecdise, o processo no qual o animal deixa o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho e assim desenvolve um novo. Eles tem um períodoem que param de crescer até quando sofre a muda e crescem rapidamente durante um curto período de tempo. Então este crescimento ocorre aos saltos.
Ecdise nos artrópodes
Ecdise ou muda é oato em que o exoesqueleto vai ser substituído por outro, possibilitando assim um crescimento temporário destes animais.
A ecdise pode ocorrer diversas vezes na vida de um animal, númeroilimitado que varia de espécie para espécie. O mecanismo é ditado pela atuação de dois hormônios:
Ecdisona (provém de uma direção do cérebro) e pela
Neotenina (provém de um hormônio).
Ou seja,...