Existencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este trabalho apresenta a constituição do Existencialismo, tais como a sua trajetória, características e abordagens. Identificando os seus principais conceitos, construindo um saber a respeito desta teoria que relaciona o homem a natureza, onde a formação de um ser depende do que ele próprio irá estabelecer a partir dos limites impostos a sua existência no mundo.SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................. 4
2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................5
2.1 TRAJETÓRIAS DO PENSAMENTO
EXISTENCIAL NA FENOMENOLOGIA .................................................................... 5
2.2 CONCEITOS PRINCIPAISDA CORRENTE...................................................7
2.3 LINHAS DA PSICOLOGIA QUE SEGUEM ESSA TEORIA .......................... 9
3. CONCLUSÃO..................................................................................................11
REFERÊNCIAS..............................................................................................12







1 INTRODUÇÃO
Opresente trabalho é sobre o Existencialismo e o seu aprimoramento histórico, mais concretamente, é uma doutrina filosófica que preconiza a existência metafísica do homem como princípio e fundamento para a solução de todos os problemas, desde a essência até a significação da vida humana. Esse movimento filosófico, que se inspira principalmente nas ideias de Heidegger e de Kierkeggard, tem em J.P.Sartre um de seus maiores representantes.
É objetivo deste trabalho demonstrar a importância que a teoria exerce para a psicologia e qual a sua contribuição para as demais abordagens.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com alguns artigos extraídos de sites científicos e extremamente confiáveis.












2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TRAJETÓRIAS DO PENSAMENTOEXISTENCIAL NA FENOMENOLOGIA:
O mundo enfrentava uma crise entre o século XIX e início do século XX no momento em que a filosofia atravessava grande adversidade. Liberdade e justiça eram lemas frequentes, porém com uma política descrente e um ideal histórico do que poderia ser o progresso enfraquecia o cenário propício ao sentido de autonomia proposto. As guerras, a revolução sexual, o anseio deliberdade dos povos oprimidos, entre outros fatos históricos fortalecerame mobilizaram a filosofia a incorporar as discussões sociais, éticas e existenciais desse período. A insuficiência de crença fazia com que Deus não aparecesse, não pudesse oferecer assistência, sendo assim, o homem contemporâneo passou a ser e sentir toda a solidão,percebendo que constrói oseu próprio desígnio causando ummartírio a respeito da sua subsistência,o que marcaria profundamente o movimento Existencialista.Sendo assim, este surge como uma tomada de posição de alguns pensadores (filósofos europeus) frente ao cientificismo que se desenvolvia na época, não se opondo a metodologia científica. A diferença é que as ciências naturais reprimem o homem a mesma categoria de outros seres vivos, como animais e plantas.Se dispor a conhecer o homem valorizando o subjetivismo da mente (a psiquê) o inconsciente, os conceitos abstratos, a memória, a inteligência e a percepção, onde o corpo do homem era coisa à parte junto ao conhecimento a respeito desteengrandecendo o racionalismo através das relações eventuais entre S - R que se manifestavam através dos comportamentos frente ao mundo externo e real. Dentre todaessa crise surge o movimento Existencialista que acredita que o homem não deve ser observado, destrinchado, revisado como um objeto qualquer na cadeia dos seres vivos e acredita que o homem, por possuir uma natureza singular, particular, intransferível e tão diferente dos outros seres vivos, deve ser abordado, avaliado e conhecido através de outros métodos.O Existencialismo propõe então para as...
tracking img