Existencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXISTENCIALISMO
-O que é existencialismo
Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central aanálise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana. Como movimento popular, o existencialismo iria influenciar também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.Apesar desua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.É, fundamentalmente, uma antropologia, quer dizer, uma reflexão filosófica sobre o homem, ou melhor, sobre o ser do homem enquanto existente.

-Período histórico:
Surgimento no século XIX com filósofo dinamarquêsKierkegaard, considerado o pai do existencialismo.Conheceu seu apogeu na década de 50, pós guerra, com os trabalhos Heidegger e Jean –Paul Sartre. Influenciou também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.Crack da Bolsa – fome, pobreza, desemprego.
Nas primeiras décadas do século XX, o mundo estava em crise. A filosofia também. O mundo vivia a esperança de um mundo maislivre e mais justo, porém a descrença política e a ideia de história como progresso abalava a possibilidade da liberdade. As guerras, a revolução sexual, o anseio de liberdade dos povos oprimidos. Essa força desses fatos históricos foi muito mobilizada.
O Existencialismo surge como uma tomada de posição de alguns pensadores (filósofos europeus) frente ao cientificismo que se desenvolvia naépoca. Mas é claro que não se trata de negar a importância da Ciência e nem se opor à metodologia científica. A oposição justamente como o próprio movimento diz é discutir a existência do homem nas relações que ele estabelece no mundo, bem como o modo como a Ciência se fundamenta para conhecer este Homem.
 
-Principais representantes com ênfase em Sartre:
Desde Sócrates (470 a.C.- 399 a.C), muitosfilósofos refletiram sobre a existência humana, passando pelos estoicos, Santo Agostinho (354-430),Blaise Pascal (1623-1662), Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Henri Bergson (1859-1941), mas nem por isso podem ser chamados de filósofos existencialistas. 

Mesmo entre os pensadores alinhados às doutrinas da existência, encontram-se oposições diversas que vão do chamado existencialismo cristão,representado pelo dinamarquês SörenKierkegaard (1813-1855) - considerado o precursor do movimento -, o francês Gabriel Marcel (1889-1973) e o alemão Karl Jaspers (1883-1969), até o existencialismo ateu, do próprio Sartre, do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) e dos escritores franceses Albert Camus (1913-1960) e Simone de Beauvoir(1908-1986).
O escritor, filósofo e dramaturgofrancês Jean-Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem
primeiro existe no mundo - e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida.

"A existência precede a essência". Eis a frase fundamental do existencialismo.
Baseado principalmentena fenomenologia de Husserl e em 'Ser e Tempo' de Heidegger, o existencialismo sartriano procura explicar todos os aspectos da experiência humana. A maior parte deste projeto está sistematizada em seus dois grandes livros filosóficos: O ser e o nada e Crítica da razão dialética.

Assim, os existencialistas negam que haja algo como uma natureza humana - uma essência universal que cada indivíduo compartilhasse -, ou queesta essência fosse um atributo de Deus. Portanto, para um existencialista, não é justo dizer "sou assim porque é da minha natureza" ou "ele é assim porque Deus quer".

Ao contrário, se a existência precede a essência, não há nenhuma natureza humana ou Deus que nos defina como homens. Primeiro existimos, e só depois constituímos a essência por intermédio de nossas ações no mundo. O...
tracking img