Existencialismo e marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: Filosofia II
Tarefa 12: Realizar a atividade do texto básico
1. Após ler os autores que tratam do existencialismo e do marxismo, definam em poucas palavras os dois pensamentos:
*Existencialismo: O existencialismo é Corrente filosófica contemporânea, que concebe a especulação como uma análise minuciosa da experiência cotidiana em todos os seus aspectos, teóricos e práticos,individuais e sociais, instintivos e intencionais, mas, sobretudo, dos aspectos irracionais da existência humana. O existencialismo concebe o homem como ser finito, lançado ao mundo e continuamentedilacerado por situações problemáticas ou absurdas. O existencialismo vai se interessar principalmente pelo homem. No existencialismo, o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se temdesignado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo.
* Marxismo: O marxismo é a doutrina derivada das teoriasdesenvolvidas pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. A teoria marxista é composta de uma teoria científica, o materialismo histórico, e de umafilosofia, o materialismo dialético. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homensdos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
2. Depois de ler o texto básico e assistir aovídeo da disciplina, você tem condições de exercitar algumas reflexões sobre o pensamento filosófico do existencialismo e do marxismo.

O filósofo Martin Heidegger é uns dos mais influentesfilósofos do Existencialismo. Para o filósofo o ser nunca se manifesta diretamente, imediatamente, em si mesmo, mas como o ser deste ou daquele ente, como o ser de um homem, de um cão, de uma mesa, etc....
tracking img