Existencialismo e humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Qual a relação entre o existencialismo e o humanismo?
Sartre afirma que o existencialismo é um humanismo, pois segundo ele, é a única doutrina que deixa uma possibilidade de escolha ao homem.Ele inicia sua argumentação explicando que existem duas espécies de existencialistas: os cristãos e os ateus, que teriam em comum o fato de admitirem que a existência precede a essência ou, em outraspalavras, que temos de partir da subjetividade. A visão tradicional da concepção do homem era imaginando Deus como um artífice superior que, antes de criar o ser humano, já tinha em mente o conceito doHomem. Segundo Sartre o existencialismo ateu é mais coerente. Ele declara que Deus não existe e que a existência precede a essência. Logo os seres existem antes de poderem ser definidos por qualquerconceito. Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define.

2 Qual a intenção de Sartre ao tentar aproximar o existencialismo do humanismo?Sartre afirma que o existencialismo é um humanismo porque lembra ao homem que não há outro legislador além dele próprio, e que é no abandono que ele decidirá de si. Porque não há outro universo senão ouniverso humano. O seu objetivo não é mergulhar o homem no desespero, mas ele parte do desespero original do homem, que é a atitude de descrença. Segundo Sartre, o existencialismo não é um ateísmo nosentido de que se esforça por demostrar que Deus não existe. Ele afirma que o problema não está em Sua existência, mas que o homem deve se reencontrar e se convencer de que nada pode salvá-lo de simesmo, nem mesmo uma prova válida da existência de Deus.

Ele declara que se Deus existisse nada mudaria: é nosso ponto de vista. Não que acreditemos que Deus exista, mas pensamos que o problema nãoé o de sua existência: é preciso que o homem se reencontre e se convença de que, nada pode salva-lo dele próprio, nem mesmo uma prova valida da existência de Deus. Nesse sentido, o existencialismo...
tracking img