Existe um futuro para a ciência da informação?

Páginas: 6 (1272 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
EXISTE UM FUTURO PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO?

INTRODUÇÃO

Para conceituar o tema com base no título, ou melhor, neste questionamento, precisamos considerar que as definições de informação e principalmente de ciência da informação oferecem diversos contextos em várias linhas de pensamentos. Uma vez que as considerações acerca deste tópico ao longo de toda evolução da própria ciência dainformação e do conceito de informação, proporcionaram inúmeras discussões, as quais este ensaio não se tentará responder, mas enfatizar algumas considerações.
Dessa forma estaremos pensando, ou melhor, tentando prever algumas das possibilidades e acreditando que o caminho histórico manterá seu curso segundo as diretrizes que já conhecemos. Ou seja, considerando o que a literaturaacredita, as tendências tecnológicas e o comportamento do meio acadêmico vem mostrando nestes últimos anos.
Pela natureza deste questionamento e sua abrangência, este ensaio não tem a objeção de levantar nenhuma resposta, porque seria necessária a opinião de muitos especialistas e também não teríamos um consenso.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Se não existir um futuro para a Ciência da Informação, oque virá com maior sucesso e alternativa para organização e controle do conhecimento registrado até hoje? E virá a substituir as tarefas de almoxarife dos depósitos de informação? Se há alguma dúvida quanto a esse futuro, pelo menos enquanto a consideramos como área de conhecimento, porque ainda continuamos ensinando conteúdos e práticas envelhecidas e ultrapassadas?
O futuro da informaçãose baseia no presente, obedecendo ao nível tecnológico do momento, porque a sociedade sempre foi mais afetada pelas transformações, ou pela natureza, da tecnologia do que pelo seu conteúdo, pelo menos em curto prazo. E esse futuro é quanto tempo? Cinco, dez, vinte anos? Porque muitas das necessidades de hoje de informação e de velocidade de informação não se tinha dez anos atrás e não serão asmesmas nos próximos dez anos.
A verdade é que tudo muda e essas mudanças é que vão determinar se há um futuro, como será esse futuro e o que a sociedade irá ganhar e poderá contribuir com isso e para isso. Porque toda evolução que se teve nos últimos anos veio com objetivos determinantes, como em evitar retrabalho, manter melhores práticas, garantir padrões, enfim, tornar as ciênciasintegradas, o conhecimento compartilhado e acessível. E se num primeiro momento a ênfase era no armazenamento da informação e na sua disseminação para grupos específicos, como, por exemplo, os cientistas, hoje, o desafio passa a ser a distribuição de informações que seriam, ou não, úteis para a sociedade em geral.
Dessa forma, podemos imaginar que a ciência da informação deva continuar sua epopéiapara descobrir novas formas de pensar e agir de maneira ativa nos diversos processos de comunicação na sociedade. E neste contexto os processos tecnológicos, sociais e metodológicos irão definir os caminhos, os passos, as possibilidades das ciências, do conhecimento e, principalmente dos novos horizontes, das novas perguntas, e do escopo da ciência da informação.
Os primeiros estudos emciência da informação a encararam como ciência social, que estuda a realidade social de uma perspectiva estatística, quantitativa. Ela surge em um momento em que já se observam as críticas e o início da crise que se abate sobre o modelo moderno de cientificidade. Assim, na evolução da ciência da informação, as tentativas de consolidação de uma disciplina nos moldes das disciplinas científicasresultantes do processo de construção da ciência moderna buscam termos e conceitos das ciências, principalmente das exatas e da computação. Onde a característica mais importante que marca sua postura como uma ciência pós-moderna é a aceitação de sua natureza interdisciplinar em essência.
E sua evolução vem definindo novas definições para informação, conhecimento e a representação disso na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a aula do futuro existe e é aqui
  • ciencias do futuro
  • 2 Existe Ciencia Do Design
  • Ciencia da informação
  • Ciencia da informaçao
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação
  • Ciência da Informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!