Existe de fato contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATENE: Faculdade Terra Nordeste
Curso: Bacharelado em Administração


Existe de fato contabilidade gerencial?


Aluno: Antônio Carlos Nunes da Silva











RESUMO


O estudo da Contabilidade Gerencial, auxilia e da base solida na tomada de decisão, pois nesse mundo globalizado no qual vivemos qualquer erro que cometamos numa tomada de decisão pode significar a perda demuito dinheiro, ou até mesmo a falência imediata da empresa, e para que isso não ocorra é que a contabilidade gerencial surgiu, para que esse risco seja praticamente zero, uma vez que ninguém quer nem pensar em uma eventual falência, também devemos lembrar que a Contabilidade Gerencial pode propiciar mudanças já que seus relatórios são capazes de mostrar com tamanha precisão a situação real daempresa, ate mesmo para fazer previsões futuras para um eventual investimento. A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil a administração. Ela é uma atividade fundamental na vida econômica de qualquer empresa, tem como finalidade fornecer instrumentos aos administradores que os auxiliem em suas funções gerenciais. A final de contas não existe contabilidade gerencial em umaentidade, como existe contabilidade financeira, contabilidade de custo e administração financeira.



INTRODUÇÃO


Entende-se que a contabilidade gerencial existe ou existirá se houver uma ação que faça com que ela exista. Uma entidade tem contabilidade gerencial se houver dentro dela pessoas que consigam traduzir os conceitos contábeis em atuação prática. Contabilidade Gerencialsignifica gerenciamento de informação contábil, ora, gerenciamento é uma ação, não um existir. Para que a informação contábil seja usada num processo de administração, é necessário que essa informação contábil seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade. Para os administradores que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo útil, só é desejável seconseguida a um custo adequado e interessante para entidade. Diante desse pressuposto, fica claro o caminho a ser adotado para que a contabilidade se transforme em ferramenta de ação administrativa e se torne um instrumento gerencial. Para se fazer, então, contabilidade gerencial, é mister a construção de um sistema de informação contábil gerencial. Em outras palavras, é possível fazer e é possível tercontabilidade gerencial dentro de uma entidade.


DESENVOLVIMENTO

Diante do pressuposto, se existe de fato contabilidade gerencial, percebe-se que seus autores não se contradizem em seus conceitos e definições sobre o termo Contabilidade Gerenciais, o que na verdade percebemos é uma diferença contextual, pois o propósito e o objetivo da Contabilidade Gerencial têm o mesmo foco. Vejamos entãoalguns desses conceitos.

ANTHONY A. TKINSON, diz que: Contabilidade Gerencial é um processo de identificar, mensurar, relatar e analisar as informações os eventos econômicos da organização. A informação contábil gerencial é uma das principais fontes para a tomada de decisão e controle nas organizações. Os sistemas de contabilidade gerencial produzem informação que ajudam funcionários, gerentese executivos a tomar decisões e aperfeiçoar os processos e o desempenho.

CREPALDI (1998, p.18) define a contabilidade gerencial como “o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuadospor um sistema de informações gerenciais. A Contabilidade Gerencial é um processo com a finalidade de produzir informações estratégicas, econômicas e de gestão das operações, de custos e das demais atividades organizacionais que ocorrem na empresa, para o processo decisório e de controle, com medidas de desempenho e lucratividade.

Para IUDÍCIBUS (1998, p.21), a contabilidade gerencial pode...
tracking img