Exigencias das empresas em relaçao ao mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exigências das empresas em relação ao mercado de trabalho

A competitividade acirrada tem levado as empresas à busca de soluções criativas para atenderem a demanda do mercado, fazendo com que procurem administradores capazes e audaciosos sem medo de correr riscos na conquista dos clientes e que permita manter a empresa no mercado. Com a globalização, o processo de mudança das empresas noambiente em que atuam leva a exigência de um novo padrão de comportamento de seus executivos. As empresas buscam no mercado, profissionais que possam agregar sua capacidade de liderança, sua capacidade de tomar iniciativa, sua visão de oportunidade, sua capacidade empreendedora, para ajudá-las a vencer as dificuldades inerentes ás mudanças do mercado interno e mundial.
Os Administradores profissionaisprocurados pelas empresas precisam ter criatividade, para enfrentar situações sempre novas e atingir resultados e que encontrem oportunidades de desenvolvimento do negócio. Portanto, são necessárias características inovadoras com habilidade e competência administrativas para gerir os novos rumos das empresas. O mercado entende que o conhecimento técnico pode ser tomado de especialistas a qualquermomento, sendo que a competência administrativa não. As habilidades possuem importância relativa, porém é na vontade de aprender, na inteligência, no perfil pessoal do executivo que a empresa consolidará seu futuro, desenvolvendo a capacidade de raciocinar estrategicamente, analisando o mercado e as alternativas de negócio. É importante que o profissional de Administração de Empresas, busque odesenvolvimento e a continuidade de sua carreira com aprendizado contínuo e para isso, deverá ser um generalista aperfeiçoando suas capacidades e habilidades profissionais. O mercado no Brasil e no mundo, tem se diversificado e, hoje, um executivo bem preparado tem sua empregabilidade garantida, pois investiu na sua capacitação profissional mantendo-se atualizado e atuante diante dos desafios daglobalização

Profissional ideal para o mercado

Você tem conhecimentos avançados de internet, informática, possui inglês fluente, é um expert em todas as ferramentas e teorias específicas da sua área, é flexível para negociar remuneração? Então, parabéns! Você é um forte candidato ao prêmio de “queridinho do mercado de trabalho”. Mas, de acordo com análises de especialistas em carreira e recursoshumanos, você só será um profissional completo e requisitado por empresas de grande porte se apresentar também competências comportamentais.

A cada ano, as empresas estão descobrindo que não basta ser excelente tecnicamente, é preciso também que o profissional seja maduro emocionalmente e que tenha flexibilidade de se adaptar às mudanças; capacidade de trabalhar em equipe e manter um bomrelacionamento com os colegas; comprometer-se de fato com os objetivos; ser um empreendedor mesmo dentro da empresa; gerar resultados efetivos; ser assertivo; ser um líder eficaz; ser ético; entre outras coisas. E isso vale para todas as áreas.

Uma pequena amostra das exigências atuais de avaliação no exame de seleção profissional é o resultado de uma das pesquisas feitas pelo Grupo Catho, com13.600 profissionais disponíveis no mercado de trabalho. O levantamento mostrou que 30,10% dos trabalhadores brasileiros foram demitidos por não apresentarem os resultados desejados pela empresa.

Uma das pesquisas do Grupo Catho verificou que grande parte das demissões acontece por falta de visão sistêmica, ou seja, o profissional não apresenta a capacidade de olhar o departamento que administracomo parte de um grande negócio chamado empresa, e a habilidade de saber lidar com todos os demais departamentos. Isso significa que as empresas estão cada vez mais exigentes na seleção dos empregados.

Em alguns casos, a pesquisa mostra que os profissionais não sabem expor suas idéias ou não apresentam iniciativa de fazer o que precisa ser feito, alguns outros não demonstram comprometimento...
tracking img