Exercícios sobre o Prícipe deMaquiavel

349 palavras 2 páginas
Questão 1 O Estado de revelar as ofensas de forma enérgica e rápida para que o ofendido tenha consciência do porquê ele foi sancionado e que será novamente punido se cometer novamente tal infração e para que não fique massificado a ofensa deve o o Estado fornecer benefícios vagarosamente para que permaneça na memória da população as benfeitorias. Um Estado respeitado e reconhecido por ser justo e benevolente.
Questão 2 Quem chega ao governo com o apoio de poderosos terá dividir com eles as decisões, já que se trataria de uma troca de favores, não poderá o governante exercer seu poder de forma que melhor lhe convém pois terá que atender também os interesses de quem lhe proporcionou tal êxito. O governante que chega ao comando de um Estado embasando-se será mais vantajoso pois estes possuem objetivos mais honestos, desejando não serem oprimidos. E ainda o pior que o Governo pode esperar de um povo hostil é que este o abandone, enquanto os poderosos inimigos além de abandonarem podem voltar-se contra o Estado e tomar – lhe o poder.
Questão 3
Os dois grupos de pessoas que Maquiavel se refere são os que estão com o governante por inteiro (estes devem ser respeitados e mantê -los juntos a si) e os que estão por interesse subdividem em dois: os que são interesseiros por defeito de espírito e os que são interesseiros por ganância política; o primeiro grupo é útil pois serão bons conselheiros, na prosperidade honrará o Estado e nas dificuldades não será preciso temê- los, o segundo é preocupante pois pensam por si só, deve mantê – lós distante pois nas adversidades ajudará arruinar o governante.
Questão 9
Letra e
Nicolau Maquiavel foi um pensador político do Renascimento, autor da obra O Príncipe, na qual defende que a manutenção do poder está acima da moral. O governante, portanto, teria por prioridade manter a ordem, podendo utilizar quaisquer meios para assegurar a unidade e a lealdade do seu povo.

Relacionados