EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO PARA VELOCISTAS E SALTADORES

622 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE ATLETISMO FUNDAMENTOS
EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO PARA VELOCISTAS E SALTADORES
Exercícios para VELOCISTAS
Nº Exercício
1PASSADA LONGA
F: Em pé, na pista, ou em um segmento plano.
D: Realizar a passada com uma perna à frente, à maior distância possível, encostando o joelho quase ao chão. Ir alternando as pernas, até fechar 8 ou 10 repetições para cada perna.
V: Mesmos movimentos, só que em cada passada realizar uma rotação de tronco para o lado contrário à perna que está à frente.
2PASSADA DE PERNAS SOBRE BARREIRA
F: Em pé, lateralmente, ao lado de 8 barreiras distantes 1 metro entre si.
D: Sobrepor uma perna sobre a barreira e em seguida a outra, assim sucessivamente sobre as próximas barreiras. Começa com a perna direita e na volta com a esquerda.
3TRAÇÃO
F: Em pé, preso à uma fita de tração, presa contra um espaldar ou algum lugar que possa prender a cinta.
D: Avançar à frente o máximo que a tração permitir e realizar “skkipping”. Exemplo: elevando o joelho com salto, alternando as pernas; trazer o calcanhar até o glúteo, alternando as pernas; elevar o joelho à meia e média altura, e após acima do joelho, alternando as pernas.
4TRAÇÃO BUSCANDO A BOLA
F: Em pé, preso à uma fita de tração, presa contra um espaldar ou algum lugar que possa prender a cinta. Uma bola à mais ou menos 2 ou 3 metros, distância que a tração permita chegar.
D: Correr rapidamente até a bola, segurá-la e voltar à posição inicial, e em seguida devolver à bola onde estava. Realizar 10 movimentos seguidos.
5TRAÇÃO TOCANDO NA BOLA
F: Em pé posicionado lateralmente e preso à uma fita de tração, presa contra um espaldar ou algum lugar que possa prender a cinta. Uma bola à mais ou menos 2 ou 3 metros, distância que a tração permita chegar.
D: Lateralmente, irá se deslocar de modo à tocar a bola e voltar à posição inicial. Realizar 10 movimentos para cada lado.

Relacionados