EXERCITANDO AS PRÁTICAS DO SECRETARIADO NO DIA A DIA

10414 palavras 42 páginas
EXERCITANDO AS PRÁTICAS DO SECRETARIADO NO DIA A DIA

Fátima Regina Fortes Mayer

Setembro de 2011

1

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao único que é digno de todo louvor e toda honra, e que é o responsável número um pela realização deste sonho: Meu Deus e Pai.
A Ele dedico toda a minha gratidão. Obrigada Senhor pela força, pelo ânimo e determinação e principalmente por me cercar com seu amor, que foi transmitido a mim através da compreensão e incentivo do meu esposo, das orações da minha mãe, do apoio dos amigos, do carinho dos meus três filhos e através da oportunidade que me foi dada pela instituição em que trabalho.
Obrigada por cumprir sua palavra em minha vida.

“Determinando tu algum negócio, seja firme, e a luz brilhará em seu caminho”
(Texto extraído da Bíblia Sagrada: Jó 22.28)

2

RESUMO

O presente trabalho pretende abordar, com base nas práticas secretariais regulamentadas e no estudo modular realizado durante o curso, o dia a dia de uma secretaria em um pequeno escritório (levando em consideração sua estrutura física e organizacional), sua trajetória na profissão (analisando seu erros e acertos) e as mudanças ocorridas em suas atitudes e posicionamentos depois de ser exposta aos conteúdos explicativos de um curso profissionalizante. Enfatizando assim, a importância das empresas investirem em seus profissionais, e que esses estejam sempre abertos ao aprendizado constante, que tenham curiosidade pelo aprendizado. Atentando assim, para a constante evolução em nosso mercado de trabalho, na sua exigência, e na sua grande necessidade de profissionais que se adaptem em qualquer situação e/ou atividades, isto é, abertos a mudanças, flexíveis. Profissionais dinâmicos, com uma visão ampliada de suas funções, um profissão com projeção para o futuro e que tenha facilidade no trato interpessoal, facilidade de relacionamento com os pares e que tenha o sentido de urgência que o mundo atual nos imprime. Palavras - chave: Práticas

Relacionados