Exercisios de Concordancia

11390 palavras 46 páginas
Exercício de concordância
Língua Portuguesa - Concordância e regência
1. UFMS-Modificada Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) De acordo com a norma culta, tanto em Chega um momento que você pára de acreditar… quanto em Tem um momento que você percebe…, o pronome relativo que deveria ter vindo acompanhado da preposição em.
(02) O uso de ter (no exemplo acima), impessoal, por haver, existir, é muito comum na fala diária, embora não seja recomendado pela gramática normativa, que regulamenta a norma culta.
(04) Em pára (mesmo exemplo) o acento diferencial foi usado por ser essa forma verbal uma palavra paroxítona, ao contrário da preposição para.
(08) Em homens de verdade e sapatinho de cristal as locuções adjetivas em negrito podem ser substituídas, respectivamente, por verdadeiros e cristalino, sem que haja qualquer alteração de sentido.
(16) Os verbos acreditar, exigir e perceber possuem a mesma regência verbal.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

2. UnB-DF
“As vantagens do esporte Nos primeiros sinais de calor, um grande número de pessoas começa uma luta contra a balança.
Todos querem perder as calorias acumuladas durante o inverno e se esquecem dos reais benefícios de ter um corpo em forma. A principal razão para começar um programa de atividades físicas é melhorar a saúde e o condicionamento físico.
Quem busca modificar seu corpo, diminuindo o excesso de gordura e tonificando os músculos, necessita de um planejamento de exercícios com regularidade e intensidade suficientes para gerar alterações fisiológicas. Um plano de atividades físicas, além de visar ao bem-estar orgânico, deve deixar o praticante emocionalmente satisfeito e mais disposto. Para tanto, é preciso procurar um profissional habilitado, que irá fazer uma avaliação da pessoa e indicar qual é o esporte ideal para ela.
O indivíduo com o hábito de fazer exercícios tem muito mais

Relacionados