Exerciciosde probabilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




1. Noção Básica da Estatística

O termo “Estatística” é utilizado para referir dois conceitos diferentes, conforme se utiliza no singular ou no plural. Quandoutilizado no plural, é sinónimo de factos ou dados numéricos, enquanto que no singular constitui um objecto de estudo, uma ciência, tal como o é a Matemática, e compreende um conjunto de princípios emétodos de recolha, classificação, síntese e apresentação de dados numéricos.

De modo geral,

ESTATISTICA – é o ramo da Matemática que compreende um conjunto de princípios e métodos derecolha e tratamento de dados.

Objecto da Estatística

A Estatística tem como objecto a recolha, a organização, a análise e a interpretação de conjuntos de observações dados numéricose factos.

Utilidade da Estatística

A utilidade da Estatística pode ser resumida do seguinte modo:

• Permite descrever e compreender as relações entre as variáveis –numa época em que a quantidade de informação aumenta tão rapidamente, os centros de decisão têm necessidade de se manterem actualizados e controlarem as grandes massas de dados com que são inundadosdiariamente; para tal é necessário que as informações lhes sejam apresentadas de forma a possibilitar a sua interpretação imediata e a identificação das relações mais importantes;




•Permite a tomada de melhores e mais rápidas decisões – porque é possível controlar mais informações num mais curto espaço de tempo;



• Facilita a tomada de decisões para fazer face asmudanças – num mundo em constante mudança, a planificação e a tomada de decisões deverá apoiar-se em bases sólidas, no conhecimento profundo das situações passadas e presentes e numa previsão daevolução futura.





Divisão da Estatística

A Estatística é um ramo da Matemática que divide-se e duas partes:

• Estatística descritiva - onde se procede à recolha, organização e...
tracking img