Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTUGUÊS I
Profa.Thereza Lucia Aires Imbiriba
EXERCÍCIOS
“Com a língua portuguesa é a mesma coisa que acontece com a minha mulher: amo as duas, mas não domino nenhuma.” (anônimo)


TEXTO I

GRAMATICALIDADE E AGRAMATICALIDADE
Verificar a gramaticalidade de uma construção em português equivale a determinar se ela está de acordo com as normas ou padrões da nossa língua. Assim afrase “Eu preciso estudar a matéria para ser aprovado” é gramatical. Ao passo que “Ser aprovado para estudar matéria a” é agramatical.
Alguns mostram que há vários graus de gramaticalidade. Por outro lado, há frases gramaticais sem o significado coerente: “O vestíbulo ilumina o nada” só metaforicamente seria aceita. As mensagens “A bola é quadrada” ou “Foi encontrado morto o cadáver de fulano”são corretas gramaticalmente, mas a primeira apresenta uma idéia falsa, e a segunda traz uma redundância.
“A gramaticalidade não se baseia no emprego de uma palavra ou de uma construção, mas num julgamento. E esse julgamento não depende da experiência adquirida, mas de um sistema de regras gerais interiorizadas durante a aprendizagem da língua.” (DUBOIS, Jean. Dicionário de Linguística. SãoPaulo: Cultrix, 1973. p.318)

1. Leia com atenção o texto acima e marque (C) nas proposições corretas e (E) nas incorretas. Certas ou erradas, comente cada uma delas.
( C ) A Língua é um sistema, uma instituição ideologicamente determinada à qual os falantes se submetem, principalmente em situações formais. A gramaticalidade, por exemplo, impõe a organização do signo tanto no eixoparadigmático quanto no sintagmático. O indivíduo instruído realiza um julgamento quanto à disposição dos termos das classes gramaticais numa oração, cumprindo as determinações do código linguístico que internalizou.
( E ) Diferenças à parte, quem for a Portugal não deve deixar de provar um delicioso tira-gosto: uma rica porção de bacalhau, cru e desfiado. Nem deve se apoquentar se o empregado de mesa(garçom para nós) gritar bem alto: “Uma punheta para a mesa oito!”
Esta curiosidade remete ao debate sobre variantes linguísticas situacionais e sociais, porque revela um dos aspectos da gramaticalidade.______Por indicar um falar característico de Portugal, trata-se de variante geográfica.______________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________
VARIANTE SOCIAL: APONTA PARA O OBSERVADOR ASPECTOS DE LINGUAGEM RELACIONADOS A CLASSE SOCIAL, GRAU DE INSTRUÇÃO, CRENÇAS, VALORES, MEDOS E PRECONCEITOS. A Linguagem, neste caso, será um importante campo de observação de fenômenos ideológicos e suas distorções. Por exemplo, esta variantepode observar relações de poder e sujeição: quando um indivíduo deprecia o outro, inferiorizando-o quanto as suas escolhas, orientação sexual, gênero, condição social, grupo étnico, religioso, político, cultural, entre outros.


TEXTO II
Alguns verbetes do Dicionário Ordinário : “ABREVIATURA = ato de se abrir uma viatura”; “ALOPATIA = dar um telefonema para a tia”; “DETERGENTE = ato deprender pessoas”; ESFERA = animal feroz amansado”; “KARMA = expressão mineira para evitar o pânico”; “TRIGAL = cantora baiana elevada ao cubo”; “VATAPÁ = ordem dada por prefeito de cidade esburacada do Nordeste”; “VOLÁTIL = sobrinho avisando aonde vai”.

2. Leia com atenção o texto acima e marque (C) nas proposições corretas e (E) nas incorretas. Certas ou erradas, comente cada uma delas.
( C) Consideram-se as dicotomias do signo em suas faces significante e significado, porque há desconstrução do conteúdo significativo dos termos.
__O autor explora o aspecto fônico do signo, sua imagem acústica, ou seja, seu significante, atribuindo novo sentido às palavras. Trata-se de um jogo lúdico pela associação de ideias, próprio dos textos de humor.__________________________________...
tracking img