Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que servem as MACROS no Excel? Veja um exemplo simples e prático.
Talvez a melhor resposta seja outra pergunta: Para que NÃO servem as macros no Excel? As macros são sub-rotinas capazes deexecutar tarefas pré-programadas, normalmente ativadas por um botão. Essas 'tarefas' podem ser qualquer trabalho que possa ser executado no Excel, desde operações simples até procedimentos complexos – porisso macros podem ser úteis em qualquer trabalho.
Pense no seguinte: quando você quer imprimir um documento, basta clicar no botão que tem o ícone de uma impressora, e uma rotina pré-programada,automaticamente imprime o documento. Quando você quer colocar dados em ordem alfabética idem: basta clicar em um botão e ... pronto! Quando você tem uma macro é a mesma coisa: você cria uma rotina(personalizada) e cria um botão para executá-la.
Um exemplo. Imagine que você faz orçamentos e para isso tem uma planilha bem feita com logotipo da empresa, fórmulas que calculam totais e subtotais, etc. Otrabalho é simples: você digita os dados do cliente, o nome dos produtos, preços, etc e em seguida imprime 2 cópias – uma para você e outra para o cliente. A parte chata é que, antes de fazer um novoorçamento, você tem que apagar todos os dados do cliente anterior: você seleciona uma por uma, cada uma das dezenas de células que você alterou e apaga seu conteúdo. E por mais atenção que coloque noprocesso, sempre escapa alguma célula.
Neste caso você poderia criar uma macro que limpasse o orçamento ao clique de um único botão. Então, vamos à prática! Vamos montar essa macro, passo-a-passopara que você possa entender melhor. Primeiro prepare uma planilha parecida com a a da figura abaixo. Observe que o orçamento já está preenchido.

Em seguida, clique no menu Ferramentas, na opçãoMacro e por último em Gravar nova macro. A janela abaixo se abrirá:

Digite um nome para a nova macro. No exemplo da figura acima escolhemos o nome Apagador. Clique em OK. A partir de agora você deve...
tracking img