Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERPRETAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS – 1º BIMESTRE – 9º ANO

1) Leia os quadrinhos abaixo:
[pic]
a) Que imagem cada um dos personagens quer criar de si no primeiro quadrinho? Quefinalidade pretende alcançar com essa imagem?
b) Que imagem cada um dos personagens quer criar de si no terceiro quadrinho? Qual sua finalidade neste caso?
c) Os quadrinhos combinam várias linguagens paracriar efeitos de sentido. Observe as imagens do texto acima - leve em conta cores e formas empregadas - e responda: que importância tem a simetria na construção da pequena história que nos é contada?Explique.
d) Esses quadrinhos foram publicados no Folhateen, caderno semanal da Folha de S. Paulo dirigido aos adolescentes. Aponte elementos do texto que confirmem sua adequação a esse meio decirculação.
2) Muito se discute na atualidade sobre a validade de reduzir a maioridade penal. Analise de uma charge que envolve este assunto.














O cartum é um texto humorísticoque usa também a linguagem verbal e não verbal e, normalmente, retrata situações atemporais, satirizando os costumes humanos, o que difere da charge, que satiriza um fato específico. Outracaracterística que difere a charge do cartum é o fato de a charge utilizar personalidades públicas, geralmente, um político, um artista. No cartum, as personagens são pessoas comuns.
Na charge temos uma cenamuito comum nos dias de hoje: policiais revistando pessoas/transeuntes que, por gestos, ações, olhares considerados diferentes, maneira de se vestirem, levantam suspeitas de serem marginais ou meliantesque estão prestes a agir de maneira ilícita.


Após a análise da charge, responda:

a) Quem os bebês da charge estão representando?

b) O que significa a expressão do primeiro balão: “Essesaqui tão limpos!”?

c) Na charge vemos um policial com as mãos sujas. Explique as duas possíveis interpretações dessa cena, no sentido conotativo e no denotativo.


3) Analise a charge abaixo:...
tracking img