Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios

Curso: Departamento Pessoal
Professor: Bruno
Aluno: Wladimir Sousa
Data: 25/01/2012

EXERCÍCIO-AULA 1
1-CITE OS DOCUMENTOS EXIGIDOS POR LEI PARA REGISTRO DO EMPREGADO.
R=CTPS; RG; Título de Eleitor; Certificado de Reservista; CPF; Fotografia; Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento de filhos até 21 anos (no caso do filho ser estudante, até 24 anos, mediante declaraçãoda escola que estiver cursando; e filhos inválidos, independente de idade); Caderneta de Vacinação (dos filhos menores de 7 anos); Antecedentes criminais; Exame Médico Admissional; Comprovante de residência; Declaração escolar que confirme estar freqüentando algum curso,quando menor.
Além dos documentos citados, outros poderão ser solicitados em virtude de peculiaridades da empresa ou cargo parao qual o empregado será contratado, tais como: Carteira de habilitação de motorista profissional; Registro em conselho regional de profissionais; Certidão de casamento com averbação de divorcio; Ofício de obrigações do pagamento de pensão alimentícia; Certificados e Diplomas diversos.
2-QUAL É A FINALIDADE DO EXAME MÉDICO NA ADMISSÃO DE UM EMPREGADO?
R=Medir a capacidade física e mental doempregado.
3- COMO É FEITO O CADASTRAMENTO DO EMPREGADO NO PIS?
R=A empresa preenche um formulário (DCPIS), e encaminha a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, onde a entidade emitirá um número de PIS.
4-EXPLIQUE E FUNDAMENTE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE O PIS/PASEP?
R= É um Programa Social administrado pela Caixa Econômica Federal, que arrecada contribuição mensal de todas as empresas e geraum rendimento anual ao trabalhador. Esta arrecadação financia o Seguro Desemprego e o Abono Salarial.
5- EXPLIQUE E FUNDAMENTE O QUE É CAGED.
R=É uma relação mensal de todos os Empregados admitidos, desligados e transferidos para controle do IBGE. As empresas são obrigadas a informar ao Ministério do Trabalho o movimento do mês de competência e a relação dos Empregados, até o 7º dia do mêsseguinte.
6- EXPLIQUE E FUNDAMENTE O QUE É CONTRIBUÍÇÃO SINDICAL.
R=É o valor descontado do Empregado e repassado para o Sindicado de sua categoria trabalhista.
7-QUAL O REAL VALOR A SER DESCONTADO DO EMPREGADO EM RELAÇÃO À CONTRIBUÍÇÃO SINDICAL NO ATO DE SUA CONTRATAÇÃO?
R- Um dia de trabalho do salário base do empregado.
8-QUAIS AS ANOTAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NA CTPS?
R= Dados da empresa, comoRazão Social, CNPJ e endereço; Remuneração, especificando o salário e sua forma de pagamento; Data de admissão; Função exercida pelo contratado; Espécie do estabelecimento (empresa); CBO; Numero do livro e folha de registro do contratado ou da Ficha de Registro; Número de PIS.
9-EXPLIQUE E FUNDAMENTE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE DISSÍDIO COLETIVO?
R=O Dissídio Coletivo é realizado entre oSindicato dos Empregados e o Sindicato Patronal, ao qual pertencem as Empresas. No meu entendimento é um conjunto de normas acordadas entre o sindicato profissional e o sindicato patronal.
10-COMO SE DEVE PROCEDER PARA SE FAZER O ENQUADRAMENTO SINDICAL DA EMPRESA E DO EMPREGADO?
R- É necessário ter em mãos o cartão CNPJ da Empresa e os cargos existentes, pois com base nessas informações é que se faz oenquadramento sindical.

EXERCÍCIO- AULA 2
1- FUNDAMENTE E EXPLIQUE QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONTRATOS EXISTENTES.
R=Contrato de Trabalho por Prazo Indeterminado: É o contrato que se inicia em uma determinada data e não existe prazo para o seu término, ou seja, só tem data para começar.
Contrato por Prazo Determinado: É o contrato que começa já com data de término. Por se tratar de uma exceção,esse item no contrato deve estar em evidência entre as partes, pois, se não houver a manifestação no seu fim, ele automaticamente passa a ser considerado um contrato indeterminado.

2-EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE CONTRATO DE EXPERIÊNCIA.
R=Tem como finalidade promover o conhecimento recíproco das partes envolvidas, no caso, empregado e empregador.

3-O QUE É PRORROGAÇÃO E DURAÇÃO DE...
tracking img