Exercicios sobre oraçoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Penso, logo existo. b) O João saiu e eu fiquei em casa. c) É Natal, mas estou triste. d) Vais sair ou vais ficar em casa? e) O Zé tem febre, pois constipou-se. f) Decidimos não ir à festa, noentanto arrependemo-nos.

g) A macaca pulava para o alto da paliçada e o cão ladrava. h) O João ficará na estação ou decidirá abandoná-la? i) j) O rio está poluído, portanto não vais nadar. A Raqueltinha prometido fazer-lhe uma sobremesa, porém esquecera-se.

B – Completa o quadro, escolhendo entre as orações do exercício anterior um exemplo para cada uma das ideias indicadas. Transcreve apenas aalínea e o conetor/conjunção. Ideia de adição Ideia de oposição Ideia de alternativa Ideia de conclusão Ideia de explicação

C- Forma frases complexas, a partir das frases simples que se seguem,unindo-as com as conjunções e locuções conjuncionais apresentadas. Nota que as frases têm de sofrer algumas alterações. a) Os atores ensaiaram muito. Os atores representaram magnificamente. Os atoressão aplaudidos. (e/por isso) b) Ensaias o teu papel. Desistes do espetáculo. A decisão é tua. (ou…ou / todavia) c) A atriz decide ensaiar o texto. A atriz aceita o papel na peça. A atriz só ficarátranquila após a estreia do espetáculo. (não só… como também /ainda assim) d) O soldado desiste do combate. O soldado entrega as armas aos adversários. O soldado decide render-se. (e / por conseguinte)Página 1 de 3

Grupo II

A – Indica a oração subordinante e a oração subordinada causal, temporal, condicional, final, comparativa, integrante, concessiva, consecutiva ou completiva em cada uma dasseguintes frases:

a) Estudámos muito para o teste de Inglês bem como nos preparámos para o de geografia. b) Mal chegues, telefona-me. c) Ela foi ajudá-lo, para que ele acabasse o projeto a tempo. d)Ele tem estudado muito porque quer ter boas notas. e) Conforme a multidão avançava, os automobilistas afastavam-se. f) Embora não vá à festa, eu contribuo para a prenda da Francisca.

g) Vou...
tracking img