Exercicios resolvidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE MEIO AMBIENTE
( 2ª VERSÃO)

= ROTEIROS DE AULAS =

PROF. RONDON MAMEDE FATÁ

Pág: 1

SUMÁRIO

I – CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MEIO AMBIENTE 1. HISTÓRICO 2. CONCEITOS EM ECOLOGIA 3. ECOSSISTEMAS 4. BIODIVERSIDADE 5. LEGISLAÇÃO 6. AGENDA 21 II – POLUIÇÃO 1. DA ÁGUA 2. DO AR 3. DO SOLO 4. SONORA 5. VISUAL III – TECNOLOGIAS TRATAMENTO: 1. DAS ÁGUAS 2. DOS ESGOTOS 3. DOS LIXOSSÓLIDOS IV – GESTÃO AMBIENTAL 1. ECONOMIA POLÍTICA 1.1 DE ENERGIA 1.2 DE ÁGUA 2. REDUÇÃO DO LIXO 3. AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA) 3.1 ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) 3.2 RELATORIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) V – COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM A SAÚDE DO NOSSO PLANETA - BIBLIOGRAFIA

Pág: 2

I – CONHECIMENTO BÁSICO DE MEIO AMBIENTE. 1. HISTÓRICO • DE ESTOCOLMO A JOANESBURGO, 30 ANOS DEPOLÍTICAS AMBIENTAIS (Jornal do Brasil, 25/08/02) • Em três décadas, as conferências ambientais passaram de eventos pequenos, frequentados apenas por especialistas, a grandes fóruns envolvendo líderes mundiais. A seguir, os principais eventos: ESTOCOLMO 1972 A ONU organiza sua primeira conferência sobre sobre o meio ambiente. Os países presentes acertaram um plano de ações sobre cooperação contrapoluição WASHINGTON 1973 A conferência é encerrada com assinatura do Acordo Cities, sobre o comércio de plantas e animais ameaçados, que entra em vigor em 1975. Os signatários se encontram a cada dois anos para retificar a lista de espécies ameaçadas HARARE 1986 Na Conferência da ONU sobre Meio ambiente e Desenvolvimento, a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, alerta que políticas decurto prazo põem em perigo e ecossistema. O cahamado Relatório Brundtland dá amplo destaque ao termo “desenvolvimento sustentável” MONTREAL 1987 Vinte e quatro países assinam um acordo de proteção à camada de ozônio, que filtra parcialmente os raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Pelo documento, a produção de substâncias químicas nocivas à camada de ozônio deve ser reduzida à metade até 1999. Amaioria dos países industrializados reagem à decisão proibindo substâncias como o clorofluorcabono e CFCs RIO DE JANEIRO 1992 A primeira Cúpula da Terra reúne 178 países. A conferência se encerra com a assinatura da Agenda 21, tratando da melhoria do padrão de vida e da proteção do ecossistema mundial. Convenções sobre proteção climática, biodiversidade e desertificação são celebradas a partir daíKYOTO 1997 Um total de 160 países participam da criação do Protocolo de Kyoto, projetado com o objetivo de diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa responsável pelo aquecimento da atmosfera terrestre. O acordo pede aos países industrializados que diminuam a emissão de gases em 5,2% (com base nos dados de 1990) entre os anos de 2008 e 2012. O Protocolo só entrará em vigor após serratificado pelo 55 países responsáveis por 55% das emissões de dióxido de carbono.













Pág: 3



MONTREAL 2000 Um total de 135 países assinam o Protocolo de Cartagena de Segurança Biológica. O protocolo regula o comércio de organismos geneticamente modificados tais como plantas e sementes. Países podem boicotar a importação de tais produtos mesmo sem comprovaçãode que a manipulação genética seja nociva ao homem e ao meio ambiente. ESTOCOLMO 2001 Representantes de 120 países assinam uma convenção pelo boicote às substâncias batizadas de “Os 12 sujos”, incluindo pesticidas como DDT e dioxina BONN E MARRAKESH 2001 Países-membros da ONU concordam em implantar o Protocolo de Kyoto. Mas os EUA, principal emissor de dióxido de carbono, ficam de fora. Até agora,36% dos 55 países ratificam Kyoto BONN 2001 Representantes de 182 países concordam com as Diretrizes de Bonn para uso de material geneticamente modificado (OGMs) proveniente de plantas e animais. As diretrizes foram planejadas para regulamentar a disputa sobre o uso dos chamados bio-recursos entre países industrializados em desenvolvimento.







Pág: 4

2. CONCEITOS EM...
tracking img