Exercicios resolvidos teoria de decisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os desafios do mundo corporativo na atualidade não são poucos. É cada vez mais importante saber manter os clientes conquistados, aumentar a participação de mercado e obter lucro. Neste contexto, surge uma discussão interessante acerca da importância de se ter e manter uma imagem corporativa forte, como fator estratégico para diferenciar-se dos concorrentes, conquistar um espaçoimportante na mente do consumidor e, consequentemente, garantir uma situação segura no mercado. Independente da forma como aconteça, se por casualidade ou em conseqüência de um planeamento, todo o negócio desenvolve uma imagem no mercado em que atua. Como afirma Steven Howard: "Toda organização tem uma imagem corporativa, queira ter uma ou não. (...) A excelência de marketing está firmementerelacionada a uma imagem corporativa forte”. Sob o ponto de vista da fisiologia humana, para se entender o conceito de imagem, é preciso primeiramente compreender como o cérebro processa suas informações visuais. A mente humana forma em seu interior, através da observação, uma imagem de tudo o que é percebido e assimilado. Esse comportamento é repetido pelo consumidor ao se deparar com a variedade deempresas no mercado. Ele desenvolve em sua mente um conceito e uma imagem diferentes para cada uma das empresas presentes no mercado - fruto da observação e da percepção de como elas se apresentam aos seus consumidores. tem em relação a um objecto”. As atitudes e ações de uma pessoa em relação a um objecto são bastante condicionadas pela imagem que ela tem a seu respeito.

2. DEFINIÇÕES ECONCEITUAÇÕES DA IMAGEM CORPORATIVA
Como afirma Papineau (1979), ha excessos de definições sobre o que é imagem. Diversas definições propostas no período de 1955 a 1990 são apresentadas por DOBNI e Zinkhan (1990), sendo sintetizadas no Quadro 1:
Autor(es) Ano Definição de Imagem
Gardner e Levy 1955 Conjunto de sentimentos, ideias e atitudes que os consumidores têm sobre uma marca.
Herzog 1963Soma das impressões que o consumidor recebe de diferentes fontes, que se juntam numa espécie de personalidade da marca que é similar ao público como um todo, apesar de diferentes para grupos específicos, que possuem diferentes atitudes frente à marca.
Reynolds 1965 Construto mental desenvolvido pelo consumidor com base em poucas impressões, selecionadas dentre a grande quantidade de impressõesdisponíveis.
Levy e Glick 1973 Interpretação, conjunto de inferências e reações com relação a um símbolo. Não é o objecto em si, porém refere-se a ele.
Levy 1978 Mistura de realidade física e de crenças, atitude e sentimentos atrelados ao produto.
Bullmore 1984 Criação de psique do individuo que não pertence a um produto, mas sim à mente do sujeito, que contém e cria a imagem num processo demediação envolvendo as experiências do consumidor.
Reynolds e Gutman 1984 Conjunto de significados ou associções que diferenciam um produto de uma empresa de seus competidores, representa por uma síntese entre atributos do produto, valores pessoais e consequências para o consumidor.
Quadro1 : definições para Imagem
Autor: adaptado de Dobni e Zinkhan ( 1990)

Para Moffitt (1994) a imagemcorporativa é qualquer pedaço de conhecimento, atitude ou ação que a pessoa possa ter com relação à organização. Para Martineau (1958), trata-se de uma espécie de estereótipo, uma simplificação. Para Reynolds (1965) a imagem corporativa é o constructo mental desenvolvido pelo consumidor com base em poucas impressões selecionadas dentre as impressões totais existentes, num processo criativo que envolveelaboração, refinamento e ordenação destas impressões. Gensch (1978) corrobora ao ver a imagem como referindo-se às expectativas de um consumidor, num processo pelo qual os individuos retratam a complexidade de sua percepção em algumas poucas dimensões com as quais são capazes de lidar em suas decisões. Já Spector (1961) vê a imagem como a soma das percepções das caracteristicas pessoais de uma...
tracking img