Exercicios mer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios: Lista 01
I) Conceitos introdutórios
1) Defina um Sistema Gerenciador de Banco de Dados
a. Um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.
2) O que é LDD ou DDL?
b. Linguagem de Definição de Dados ou Data Definition Language3) O que é LMD ou DML?
c. A DML (Data Manipulation Language – Linguagem de Manipulação de Dados) é um subconjunto da linguagem usada para selecionar, inserir, atualizar e apagar dados.
4) Explique a diferença entre independência lógica e física de dados.
d. Independência física de dados: é a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever osprogramas aplicativos. As modificações no nível físico são ocasionalmente necessárias para melhorar o desempenho;
e. Independência lógica de dados: é a habilidade de modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível conceitual são necessárias quando a estrutura lógica do banco de dados é alterada (por exemplo, a adição de contas debolsas de mercado num sistema bancário).

5) Cite três funções de um Administrador de banco de dados.
f. Definir procedimentos de segurança de acesso aos dados.
g. Levantar as necessidades de distribuição de dados e atuar junto com os DBAs na implementação física.
h. Redefinir os modelos de dados em função de particularidades na implementação física a fim de melhorar aperformance do banco de dados.

II) Modelo E.R.

6) O que é uma entidade?
i. Uma entidade representa, no modelo conceitual, um conjunto de objeto da realidade modelada. Como o objetivo de um modelo ER é modelar de forma abstrata um BD, interessam-nos somente os objetos sobre os quais deseja-se manter informações.
j. (O mesmo que classe em Modelagem).

7) O que é umaconjunto entidade?
k. Grupo de entidades referindo-se a objetos concretos ou abstratos com características semelhantes.

8) O que é associação?
l. É uma relação entre duas ou mais entidades.
9) O que é superchave?
m. É um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades. Emoutras palavras, não podem existir duas ou mais linhas da tabela com o(s) mesmo(s) valores de uma Super-Chave.

10) O que é chave candidata?
n. São super-chaves de tamanho mínimo, candidatas a serem chaves primárias da relação. Ou seja, atributo ou conjunto de atributos que permitem identificar de forma inequívoca qualquer tupla dessa relação. Este conjunto não pode ser reduzido sem perderqualidade.

11) O que é chave primária?
o. São chaves cujo os atributos são usados para identificar as tuplas em uma relação. Geralmente, é escolhida a chave candidata de menor tamanho.

12) Quais os requisitos para composição de uma chave primária?
p. Simplificando, quando a chave primária é simples, ou seja, é formada por um único campo da tabela, esse campo não pode terdois ou mais registros de mesmo valor, e também não pode conter nenhum registro nulo. Se a chave primária é composta, ou seja, formada por mais de um campo, os valores de cada campo podem se repetir, mas não a combinação desses valores

13) O que são conjuntos de relacionamentos?
q. Um relacionamento é uma associação entre uma ou várias entidades; um conjunto de relacionamento é domesmo tipo. A maior parte do conjunto de relacionamentos nos sistemas de banco de dados são binários. Ocasionalmente, entretanto, os conjuntos de relacionamentos envolvem mais de dois conjuntos de entidades.

14) O que é um Diagrama entidade-relacionamento – D.E.R. ?
r. O modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos...
tracking img