Exercicios egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto I


À medida que a população e a riqueza aumentavam cresciam também a grandeza e a resistência dos túmulos, até alcançarem o máximo com Quéops, da quarta dinastia. Sua grande pirâmide mede 250m lateralmente e se eleva a uma altura de 160m. Contém cerca e 2,3 milhões de blocos de pedra, cada qual pesando, em média 2,5t. Os blocos eram extraídos do lado Oriental do vale, transportadospela água durante a cheia, e arrastados por uma enorme rampa de pedra até uma plataforma situada a uns 30m sobre o nível do rio, onde se erguem as pirâmides.
“Uma tradução conservada pelo historiador grego Heródoto e aceita por Petrie afirma que a pirâmide exigiu o trabalho de 100 mil homens durante 20 anos.”
Childe, Gordon. O que aconteceu na História, Riode Janeiro, Zaher Editores, 1981.

a) O que as pirâmides deixavam transparecer sobre a cultura egípcia?


b) Quando foram construídas as pirâmides de Gizé?


Texto 02


Champollion decifra os hieróglifos.
O grande obstáculo para se conhecer a história do Egito antigo era conhecer o significado da escrita egípcia, chamada pelos gregos de hieróglifos “( ““ escrita sagrada”). Durante muitotempo, os hieróglifos ousaram desafiar os estudiosos interessados em sua decifração. Jean François Champollion, um estudioso dos povos e idiomas orientais, realizou a difícil tarefa durante o período de 1799 a 1822. (...)
Comparando pacientemente as inscrições, de um decreto da época do faraó Ptolomeu V Epifânio, em grego antigo, em demótico e em hieróglifos ele decifrou a escrita egípcia.
(BARBEIRO Heródoto , CANTELE Bruna Renata e SCHGNEEBERGER Alberto-
De olho no mundo do trabalho- São Paulo: Scipione, 2004 p. 31 – Adaptado ).

Responda

a) O que ele utilizou para tal feito?


b) Estabeleça a relação entre escrita e Estado, no Egito Antigo.



c) Graças a Champollion, abriu-se um largo campo para resgatar o passado dessa civilização. Qual é o ramo dahistória que estuda profundamente o Egito?











03- ( UFScar- SP) Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.C. (2,0)

[pic]

[pic]
[pic]
[pic]



a) Que atividades de trabalho desses povos podem ser identificadas nas imagens e objetos retratados?



b) Identifique e analise duas mudanças e duas permanências entreas atividades e técnicas do antigo Egito e as praticadas no Brasil contemporâneo.






04- Analise os itens a seguir:

I- o rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.

II- aconstrução das pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característico da arquitetura funerária durante todo o período do Egito antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente desde o antigo Império.

III- a despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito Antigo.

Está correto oque se afirma em:
A) I, somente.
B) II, somente.
C) I e III, somente.
D) II e III, somente.
E) I, II e III.

05- Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:

A) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usavam como forma de manter o povo submetido à sua autoridade.
B) a religião no antigo Egito, como os demais povos da Antiguidade, não tinhagrande influência, já que esses povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
C) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família...
tracking img