Exercicios de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para execução de trabalhos há necessidade de conhecimento da tecnologia de computação e da forma como aplicá-la, as técnicas são aplicadas tanto em nível de análise de sistemas quanto de programação.
As técnicas deverão levar em consideração o parâmetro de CI a ser atendido, momento da aplicação da técnica, ambiente tecnológico de computação vivenciado.
Técnicas de Auditoria deComputadores são, programa de computador, questionários, simulação de dados(test-check), mapeamento estatístico (mapping), visita in loco, rastreamento-programas(tracing), entrevista, análise de relatórios/telas, simulação paralela, análise log/accounting, análise do programa fonte, exibição parcial da memória snap shot.
Programa de computador para auditoria correlaciona arquivos, tabula e analisa oconteúdo dos mesmos, é usado em arquivos sequenciais, indexados sequenciais ou banco de dados, tanto em computadores de grande porte quanto em microcomputadores, pode ser construído pelo auditor via conhecimento de uma linguagem de programação, a utilização de programas utilitários e a aquisição de pacotes prontos, comercializados no mercado, também são opções para aplicação da técnica.Opções para aplicação da técnica:
o tabulação de campos - somatório de datas de vencimento de títulos gerando um hash-total que deverá ser confrontado com o campo correspondente gravado no registro trailer, ou monitorado fora do sistema aplicativo pelo auditor. Somatório dos campos de valores quantitativos para efeito de confrontação ou acompanhamento de acumuladores análogos.
ocontagem de campos/registros - apuração de totais por tipo de registro ou campo.
o análise conteúdo campos/registros - verificação da existência de campos ou registros em um arquivo,correlação entre campos de um mesmo arquivo para verificação da coerência e validade desses campos;
o correlação de arquivos - confronto de campos entre registros com vistas à garantia de ambos osarquivos.
Preparação do ambiente de teste para aplicação da técnica programa de computador, primeiramente é necessário a identificação do arquivo correto a ser validado.
Procedimentos de teste a serem executados:
– Entrevista com o analista de sistemas ou com o usuário para confirmação do ponto exato no fluxo em que se tem os dados a analisar;
– Identificação docódigo do arquivo e de seu layout pela análise da documentação do sistema disponível; pela análise do programa do sistema que trabalha o referido arquivo ou pela análise do book de arquivos existentes no CPD.
– elaboração do(s) programa(s) de computador para auditoria em uma linguagem de programação ou preparação de parâmetros para uso de programas utilitários ou de softwares de auditoria;– Aplicação do programa de computador para auditoria sobre o(s) arquivo(s) no ambiente do micro da auditoria interna;
– Análise dos resultados da auditoria do arquivo efetuada, via leitura dos relatórios obtidos ou acesso via terminal ao arquivo com os resultados da auditoria;
– Emissão de opinião com a elaboração do relatório de auditoria, acerca das fraquezasidentificadas;
– Documentação de todo o processo de auditagem com a elaboração de pastas de auditoria consolidando os papéis de trabalho.
– Não encontrar fraquezas nos dados dos arquivos não significa que, os processos geradores destes arquivos, estejam totalmente corretos, mas que no processamento que gerou os dados sob auditoria não ocorreram situações de erro.
Questionáriospara Auditoria corresponde a elaboração de um conjunto de perguntas com o objetivo de verificação de determinado PC do ambiente computacional, aspectos críticos a serem analisados:
• Características do PC – correspondem à natureza da tecnologia computacional e o correspondente perfil técnico do auditor que irá aplicar o questionário.
• Momento histórico...
tracking img