Exercicios de prova ufes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA
1ª QUESTÃO
A impressão digital do DNA é rotineiramente usada na determinação de paternidade. A técnica consiste em extrair o DNA dos glóbulos brancos do sangue coletado da mãe, da criança e do(s) suposto(s) pai(s). O DNA de cada indivíduo é tratado com a mesma enzima de restrição, e os fragmentos obtidos são separados, formando-se, assim, o padrão de banda de cada indivíduo.

A) Noesquema de um gel mostrado ao lado, indique o pai biológico da criança. Justifique a sua indicação.
B) Cite uma aplicação da investigação do DNA na análise forense e uma na prática clínica.
C) A maioria das células eucarióticas é diploide; seus dois conjuntos de cromossomos podem ser dispostos em pares de homólogos. Por outro lado, as células eucarióticas haploides contêm um único conjunto decromossomos. Na espécie humana, é possível encontrar tanto células diploides, como células haploides. Indique os tipos celulares que exemplificam o genoma haploide e diploide, respectivamente, na espécie humana.

2ª QUESTÃO
A Epidermólise bolhosa é uma grave e rara doença humana hereditária. Essa patologia se manifesta em tecidos de revestimento como a pele e mucosas, que, ao serem afetadas,produzem rupturas. Nessa patologia, as fibras de queratina que atuam na adesão entre células adjacentes não funcionam com eficiência, fazendo com que as várias camadas de pele se separem facilmente.

A) Indique e caracterize o tipo de junção intercelular que atua na manutenção da adesão das células dos tecidos epiteliais.
B) No contato entre células epiteliais e musculares, ocorrem especializaçõesna membrana que permitem a
comunicação entre as células. Informe a natureza desse tipo de especialização da membrana, bem como o seu papel biológico para o tecido.
C) A presença das junções oclusivas, ou zônulas oclusivas, nas células que revestem o intestino e outros órgãos, impede a passagem de produtos no espaço entre células vizinhas. Nessa situação, informe a estratégia utilizada por essascélulas para realizar o transporte transcelular de solutos.

3ª QUESTÃO

Com relação à parasitose mencionada no texto, faça o que se pede:
A) Informe onde ocorre (órgãos, tecido ou tipo de célula e hospedeiros) cada um dos tipos de reprodução (sexuada e assexuada).
B) Descreva a forma de transmissão dessa parasitose de um mamífero a outro.
C) Explique o fenômeno de coadaptação que ocorrenas relações entre parasitas e hospedeiros, como no caso acima.

4ª QUESTÃO
O Reino Fungi é considerado muito antigo, com mais de 540 milhões de anos, e é composto por cerca de 200.000 espécies que habitam os mais diversos ambientes em nosso planeta. Existem evidências que reforçam um parentesco entre fungos e animais, indicando que ambos teriam sido originados de ancestrais coloniais protistasdotados de flagelos.
A) Cite três características que permitem afirmar que os fungos são mais aparentados aos animais que aos vegetais.
B) Indique a característica apresentada pelos fungos que permitiu considerá-los por algum tempo como pertencentes ao Reino Plantae.
C) Explique o importante papel dos fungos nas cadeias tróficas.

5ª QUESTÃO
A teoria de coesão-tensão visa explicar o papel datranspiração na ascensão da água através do caule de uma planta. A perda de água pela transpiração é responsável por proporcionar uma força de sucção que atua sobre a coluna de água, presente no xilema, levando a água das raízes até as partes aéreas onde ocorre a transpiração. Sobre esse processo, faça o que se pede:
A) Mencione duas estratégias pelas quais as plantas controlam a transpiração.Explique como elas atuam.
B) Explique por que, com esse importante papel, é necessário que a planta apresente mecanismos para limitar ou evitar a transpiração.
C) Indique os estímulos ambientais e fisiológicos que induzem as plantas a controlar a transpiração foliar.

BIOLOGIA
RESPOSTA 1ª QUESTÃO
A) O pai biológico da criança é o suposto pai 1 porque a criança herda cromossomos tanto da mãe...
tracking img