Exercicios de imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO – DIVERSIDADE IMUNOLÓGICA: RECEPTORES DE ANTÍGENOS NOS LINFÓCITOS

1) Defina exclusão alélica.
É a restrição da expressão de VLCL e VHCH a um único membro do par cromossômico (materno ou paterno) em cada célula B ou T.
2) O rearranjo do DNA cromossomal é responsável por uma parcela significativa da diversidade do sítio de ligação de epítopo de células B e T. Cite osprincipais eventos que podem ocorrer durante o rearranjo do DNA.
Eliminação de nucleotídeos seguida de reanelamento; Inversão de certas seqüências de DNA; uma variação adicional pode ocorrer por diversidade juncional.
3) Explique o que é hipermutação somática e qual a sua importância.
É um processo pelo qual células B de memória são estimuladas por exposições subseqüentes ao mesmoepítopo, o que leva a acumulação de pequenas mutações de ponto no DNA codificante das suas regiões variáveis (VL ou VH) durante a rápida proliferação que se segue à reestimulação; IMPORTÂNCIA: fornece variação adicional que aumenta a finidade das respostas aos antígenos que estão freqüentemente presentes.
4) Com relação a troca de isotipo marque a alternativa INCORRETA.
a) É um mecanismo quedepende da estimulação antigênica e de citocinas liberadas pelos linfócitos T.
b) O isotipo das Igs é determinado pelos genes constantes da cadeia pesada colocados adjacentes aos gene V, D e J.
c) Ocorre apenas nas células B maduras.
d) Esse mecanismo permite ao sistema imune adaptativo produzir anticorpos com especificidades diferentes capazes de responder a epítopos distintos.
e)Depois de estimuladas, as células B podem mudar o isotipo das Igs que elas produzem, mas não sua especificidade para os epítopos.
5) Julgue as afirmativas em verdadeiro (V) ou falso (F).
( V ) A maturação de afinidade é um processo pelo qual a ligação dos anticorpos a um dado antígenos se torna melhor ao longo de múltiplas exposições.
( F ) Ao contrário da troca de isotipo,a hipermutação somática ocorre apenas para as células B, não para células T.
( V ) O rearranjo dos genes do TCR e da Ig ocorrem em estágios precoces da diferenciação dos precursores de células T e B, antes da exposição destes aos antígenos.
( F ) A inversão de certas seqüência de DNA, leva a produção de seqüência rearranjadas, geralmente acompanhada pela redução do DNA do segmentooriginal.
( V ) A transferase nucleotidil terminal (TdT) promove a adição ou remoção de nucleotídeos ás terminações expostas de segmentos gênicos (VDJ) durante o rearranjo num processo chamado de diversidade juncional
6) Com relação ao processo de diversidade imunológica dos receptores de linfócitos, marque a alternativa INCORRETA:
a) Os segmentos gênicos das cadeias pesada e levepara as regiões variáveis e constantes são rearranjados, transcritos em RNA e traduzidos em uma única cadeia polipeptídica leve ou pesada.
b) Os indivíduos herdam de maneira co-dominante conjuntos de alelos maternos e paternos para os loci das cadeias leve e pesadas.
c) As células B e plasmócitos utilizam ambos os alelos herdados para codificar suas cadeias leves e pesadas.
d) Os gruposde genes codificando as cadeias leve (κ e λ) do BCR estão localizados nos cromossomos 2 e 22 respectivamente.
e) O único grupo de genes codificando a cadeia pesada está localizado no cromossomo 14.
1. EXERCÍCIO – DIVERSIDADE IMUNOLÓGICA: RECEPTORES DE ANTÍGENOS NOSLINFÓCITOS 1) Defina exclusão alélica. É a restrição da expressão de VLCL e VHCH a um único membro do par cromossômico (maternoou paterno) em cada célula B ou T. 2) O rearranjo do DNA cromossomal é responsável por uma parcela significativa da diversidade do sítio de ligação de epítopo de células B e T. Cite os principais eventos que podem ocorrer durante o rearranjo do DNA. Eliminação de nucleotídeos seguida de reanelamento; Inversão de certas seqüências de DNA; uma variação adicional pode ocorrer por diversidade...
tracking img