Exercicios De Hidrostatica E Hidrodnamica

1114 palavras 5 páginas
1- Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura.

Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente: a) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água b) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
c) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.
d) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.
e) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

Resolução: O escoamento de um líquido ocorre da região de maior pressão para uma região de pressão inferior. Quando a garrafa está fechada, a pressão no interior da garrafa que a água exerce sobre os furos é inferior à pressão atmosférica, que age de fora da garrafa. Quando a garrafa é aberta, a água em seu interior fica sujeita à pressão atmosférica, que, somando-se à pressão exercida pela coluna de água no interior da garrafa, fica maior que a pressão atmosférica no exterior da garrafa, o que permite que a água escoe. Assim, a resposta é a alternativa A.

2- Durante a apresentação dos trabalhos de física de uma turma do IFES- campus Aracruz observou-se que a água varia sua densidade de acordo com a temperatura. Isso ocorre pois:
a) Ao aquecermos a água as moléculas se agitam e acabam se separando o que

Relacionados