Exercicios de hidrologia resolvido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário UNA – Instituto Politécnico – Campus Raja II
Disciplina: Hidrologia – 2012/2

Lista de exercícios – Teórica
01 – O conhecimento das perdas d’água de uma superfície natural para a atmosfera é de suma importância nos diferentes campos do conhecimento científico, especialmente nas aplicações da meteorologia e da hidrologia às diversas atividades humanas. Assim sendo,defina os seguintes conceitos: Evaporação; Transpiração; Evapotranspiração; Evapotranspiração potencial; Evapotranspiração real.
Evaporação: é processo natural pelo qual a água, de uma superfície livre (líquida) ou de uma superfície úmida, passa para a atmosfera na forma de vapor, a uma temperatura inferior a de ebulição.

Transpiração: é a evaporação devida a ação fisiológica dos vegetais,ocorrida, principalmente, através dos estômatos.

Evapotranspiração: é a combinação dos processos de evaporação e transpiração.

Evapotranspiração potencial: (ETp) é a que ocorre numa situação em que não haja fatores limitantes tanto na planta (como ataque de pragas e doenças e competição com plantas invasoras) quanto no solo (como disponibilidade de água e de nutrientes insuficientes) que possamimpedir que a planta transpire em sua condição máxima em uma determinada situação de clima local. Portanto, toda vez que surgir um fator limitante que impeça a condição máxima de evapotranspiração esta passa a ser a real (ETr). Por isso a ETr é sempre menor ou igual à ETp

Evapotranspiração real: é a perda de água de uma superfície vegetada em quaisquer condições de vegetação e suprimento deágua

02 – Os principais fatores atmosféricos que afetam a evaporação são: a temperatura, a umidade do ar, a velocidade do vento e a radiação solar. Explique como cada um influencia na evaporação.
Temperatura do ar: Quanto maior a temperatura, maior a pressão de saturação do vapor de água no ar, isto é, maior a capacidade do ar de receber vapor.

Umidade do ar: a umidade relativa de um volumede ar é a relação entre a quantidade de vapor de água que ele contém e o que conteria se estivesse saturado.

Radiação solar: seus efeitos se dão em função da variação no tempo (estações do ano e hora do dia) juntamente com a variação no espaço (latitude). Sua atuação é fundamental no processo de evaporação, pois, é a fonte de calor necessária ao processo de evaporação.

Vento: é o responsávelpela renovação do ar, removendo uma camada de ar úmido em contato com a superfície, substituindo a por outra com menor teor de vapor d’água. É responsável também pelo movimento turbulento do ar, aumentando a taxa de transferência de vapor de água para regiões mais altas.

03 – A evapotranspiração constitui a fonte de umidade atmosférica a partir da movimentação de água através do ciclohidrológico. Nas áreas continentais os máximos de evaporação ocorrem nas regiões equatoriais. (Adaptado de Kenitiro Suguio e João J. Bigarella, Ambientes Fluviais. Florianópolis, Editora da UFSC,
1990, p. 5.)

a) Quais fatores determinam a maior evapotranspiração nas regiões equatoriais do globo?
Fatores climáticos: saldo de radiação, temperatura do ar, umidade relativa do ar e a velocidade dovento.

Fatores de plantas (cultura): altura, área foliar, tipo de cultura, albedo, profundidade do sistema reticular.

Fatores de manejo do solo: espaçamento, densidade de plantio, orientação de plantio, uso de cobertura morta (plantio direto), capacidade de armazenamento do solo, impedimentos físicos/ químicos, uso de quebra ventos, etc.

b) Quais os processos que compõem aevapotranspiração?
Evaporação e transpiração.

04 – Sobre o processo de interceptação, explique:
O conceito:
É a retenção da água de chuva antes que esta atinja o solo.

Onde ocorre:
Nas folhas da cobertura vegetal, em caules e ramos, no material vegetal em decomposição sobre o solo (serapilheira), e em depressões impermeáveis.

Principal efeito:
Aumentar a evaporação e, assim, reduzir o...
tracking img