Exercicios de geoquímica

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
Licenciatura em Química

Disciplina: Geoquímica

Lista de Exercícios

1.O que são e quais são os tipos de minerais secundários?

R: São minerais formados em reação de baixa temperatura,e sãoe herdados de rochas sedimentares ou formados no solos por intemperismo são do tipo: argilominerais e óxidos.

2.Os ambientes tropicais são mais ricos em argilominerais 1:1 ou 2:1 ?Por quê?R:Minerais secundários típicos de intensos processos de intemperismo, principalmente minerais de argila do tipo 1:1 (grupo da caulinita) e óxidos de ferro e alumínio, considerados como produtos finais dointemperismo químico e altamente resistentes à dissolução ulterior.

Os minerais de argila do tipo 1:1 (lê-se um para um) caracterizam-se por possuir uma unidade cristalográfica contendo uma camadade tetraedros de silício e oxigênio e uma camada de octaedros de alumínio (ou magnésio) e hidroxilas:

3.Qual a importância da CTC para os solos?

R: A capacidade de um solo trocar seus íons échamada capacidade de troca catiônica, quando são cátions, e capacidade de troca aniônica, quando são ânions. Conhecer a CTC de um solo é muito importante para elevar a produtividade. Solos com argila debaixa reatividade, baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC não retém cátions[pic]. Já solos com argila de alta reatividade apresentam CTC alta e podem reter grandes quantidades de cátions. Solosarenosos apresentam baixo teor de matéria orgânica e baixa CTC e são mais suscetíveis às perdas de nutrientes por lixiviação. Estas características são importantes para definir as doses e épocas deaplicação dos fertilizantes para aumentar a eficiência do adubo.

4.Você está viajando e observa em alguns locais cupins vermelhos e em outros cupins amarelos.Observando apenas a variação da cor, o quevocê pode inferir sobre a minerologia dos solos?

5.O barro branco usado por agricultores de baixa renda para revestir fogões e paredes, é rico em óxidos de ferro ou em argilas silicatadas?Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicio de geoquimica 2
  • Geoquimica
  • Geoquimica
  • geoquimica
  • Geoquimica
  • Geoquímica
  • Geoquímica
  • Geoquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!