Exercicios De Forca De Atrito3082010111014

2288 palavras 10 páginas
(Professor: Sidclei)
Unidade 14
EXERCÍCIOS SOBRE AS LEIS DE NEWTON (Força de Atrito)
1. Considere um carro de tração dianteira que acelera no sentido indicado na figura em destaque. O motor é capaz de impor às rodas de tração um determinado sentido de rotação. Só há movimento quando há atrito estático, pois, na sua ausência, as rodas de tração patinam sobre o solo, como acontece em um terreno enlameado. O diagrama que representa corretamente as forças de atrito estático que o solo exerce sobre as rodas é:

2. Para responder a questão, considere as afirmações a seguir:
I. A força de atrito estático que o chão exerce nos pés da pessoa está orientada no sentido em que ela se movimenta, ao caminhar.
II. A força de atrito cinético que o chão exerce nos pneus de um carro que desliza com as rodas bloqueadas está orientada no sentido oposto ao do deslizamento.
III.a força de atrito que o chão exerce num carro muito carregado é maior do que quando ele está com pouca carga.
Está (Estão) correta(s):
a) I, apenas. B) II, apenas c)I e III, apenas d)II e III,apenas e)I,II,e III

3. (UNIFEI 09) Os carros modernos têm um dispositivo que auxilia a frenagem dos veículos, denominado sistema ABS. Quando o motorista pisa com violência no pedal do freio, esse sistema impede o travamento das rodas. Quando um carro não tem esse dispositivo, o motorista não deve pisar muito forte no pedal do freio, a fim de evitar que o carro derrape no pavimento. Nesse caso, a habilidade do motorista simula o efeito do ABS e o carro pára na menor distância possível após a frenagem. Quando as rodas travam, a distância percorrida pelo carro durante a frenagem é maior. Qual é a alternativa abaixo que explica melhor este efeito?
A. Se as rodas travam, a área do pneu em contato com o pavimento desliza sobre ele e a força de atrito responsável pela desaceleração do carro é a força de atrito cinética, menor que a força de atrito estática máxima que atuaria sem o

Relacionados