Exercicios de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 221 (55111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte 1 - Mecânica
Forças, Lei Fundamental dos Movimentos, Ação e Reação, Inércia e Conservação da Quantidade de Movimento
1. (Cesgranrio-RJ) Qualquer partícula nas proximidades da Terra é atraída por esse planeta. Por sua vez, a Terra é atraída pela partícula com força de mesma intensidade. Assim, a aceleração da Terra, devido à presença da partícula, é tantas vezes menor quanto a massa daTerra é maior que a da partícula. Como a massa da Terra é muito maior que a da partícula, essa aceleração é tão insignificante que pode ser considerada nula. Por isso, dizemos que a partícula é atraída pela Terra, em lugar de dizer que se atraem mutuamente. Do ponto de vista da física, podemos afirmar que o texto acima:
a) estaria correto, se não afirmasse que a Terra é atraída pela partícula.
b)viola apenas a primeira lei de Newton.
c) viola apenas a terceira lei de Newton.
d) estaria correto, se não violasse a segunda lei de Newton.
e) está correto.
2. (Unicamp-SP) Considere dois blocos A e B, de massas conhecidas, ambos em repouso. Uma força F = 5,0 N é aplicada no bloco A, que permanece em repouso. Há atrito entre o bloco A e a mesa e entre os blocos A e B.
a) O que acontece com obloco B?
b) Reproduza a figura, indicando as forças horizontais (sentido, módulo e onde estão aplicadas) que atuam sobre os blocos A e B.
[pic]
3. Sabendo que o coeficiente de atrito entre o bloco B e a mesa é 0,2, calcule a massa de A para que o sistema continue em repouso (dado: g = 10 N/kg).
[pic]
4. A pessoa da figura deseja puxar o tronco de peso 100 N rampa acima. Determine aintensidade da força que o homem deve aplicar para que o tronco suba com velocidade constante (dados: sen 30° = 0,50, cos 30° = 0,87 e coeficiente de atrito entre o tronco e o plano = 0,90).
[pic]
5. (ITA-SP) A figura a seguir representa três blocos de massas M1 = 1,00 kg, M2 = 2,50 kg e M3 = 0,50 kg, respectivamente. Entre os blocos e o piso que os apóia existe atrito, cujos coeficientes cinético eestático são, respectivamente, 0,10 e 0,15, e a aceleração da gravidade vale 10,0 m/s2. Se ao bloco M1 for aplicada uma força horizontal de módulo10,00 N, pode-se afirmar que a força que o bloco 2 aplica sobre o bloco 3 vale:
a) 0,25 N. b) 10,00 N. c) 2,86 N. d) 1,25 N. e) n. d. a.
[pic]
Lei Fundamental dos Movimentos
6. (Fuvest-SP) Uma caixa de papelão de base quadrada tem 0,20 kg de massa e caicom velocidade de 10 m/s constante, devido à resistência do ar. A base mantém-se paralela ao solo durante a queda. Uma bala atravessa a caixa com velocidade constante, horizontal e paralelamente a uma de suas faces, deixando em paredes opostas dois furos com um desnível vertical de 2,0 cm.
a) Qual é a intensidade da força de resistência do ar?
b) Qual é a velocidade da bala?
[pic]
7. Um prótonde massa 1,67×10-27 kg, movendo-se com a velocidade de 1,00 × 107 m/s, colide com um núcleo de hélio em repouso; o próton recua na mesma direção, mas em sentido oposto, com a velocidade de -6,00 × 106 m/s. O núcleo de hélio move-se para a frente com a velocidade de +4,00 × 106 m/s após a colisão. Calcule a massa do núcleo de hélio.
8. (Fuvest-SP) Três projéteis de massas iguais a 5,0 g têmvelocidades iguais a 700 m/s; eles percorrem trajetórias horizontais A, B e C, coplanares, indicadas na figura.
Os projéteis atingem, simultaneamente, um bloco de madeira de massa igual a 10 kg, em repouso sobre uma mesa horizontal, sem atrito, e são por ele absorvidos.
a) Qual é a direção do vetor quantidade de movimento adquirido pelo conjunto projéteis mais bloco de madeira? Explique.
b) Qual é omódulo desse vetor?
[pic]
9. Uma granada é atirada e adquire um movimento de velocidade horizontal da esquerda para a direita e módulo 20 m/s. Em seguida, explode em três pedaços iguais, dos quais dois adquirem as velocidades indicadas na figura. Qual é o módulo da velocidade do terceiro pedaço?
[pic]
10. (FEI-SP) Um bloco de massa m = 250 g move-se com velocidade 20 m/s no sentido de A...
tracking img