Exercicios de eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÉRIE DE EXERCÍCIOS
1. O que é um Imã? Quais são os (2) tipos de Imãs?
O imã, também conhecido como magneto, é uma substância que possui a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais).
Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
Imãs Artificiais – sãoaqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs pode superar a dos imãs naturais.

2. Como é chamado o Magnetismo que permanece em um material ferromagnético após a força magnetizante ter sido removida?
Indução Residual

3. O que distingue os materiais Magnéticos dos Não magnéticos?
Os materiais magnéticos são facilmenteatraídos por um imã, enquanto os materiais não magnéticos não são atraídos na presença de um imã.

4. Como identificamos os polos de um imã?
Na Terra nós temos o polo Sul Magnético próximo ao Polo Norte Geográfico e vice versa. O polo Norte Magnético da agulha (normalmente é pintado de vermelho) fica voltado para o Sul Magnético da Terra como é óbvio, pois polos diferentes se atraem.
Pois bem,pegando um imã, basta encontrarmos qual lado dele atrai o polo Norte da agulha.
Pronto você encontrou o Polo Sul do imã.

5. O que é Campo Magnético? O que é Linha de Indução?
Campo magnético é a região ao redor de um imã, na qual ocorre um efeito magnético. Esse efeito é percebido pela ação de uma força magnética de atração ou repulsão As linhas de indução existem no interior e exterior doimã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do pólo sul ao pólo norte. Assim como as linhas de força, as linhas de indução não podem se cruzar e são mais densas onde o campo é mais intenso.

6. O que significa Fluxo Magnético? Qual a sua unidade de medida?
Fluxo magnético, representado pela letra grega Φ, é, considerada uma representação por linha do campo magnético, uma grandezadiretamente proporcional ao número de linhas que atravessam uma dada superfície com área A. Por definição o fluxo do campo magnético através de uma superfície orientada é calculado como a integral do produto escalar do vetor campo magnético pelo elemento diferencial de área ao longo de toda a superfície em consideração.
A unidade no Sistema Internacional é o weber, unidade equivalente ao teslametro
quadrado (Tm²), dado que o campo magnético mede-se em tesla (T) e a área em metro quadrado (m²).

7. O que é o vetor Indução Magnética?
O vetor de indução magnética é um modulo que depende da intensidade do campo
magnético, sua direção é tangente às linhas de força do campo magnético e seu sentido é o mesmo das linhas de força do campo magnético.

8. Explique a Lei de Ampère. Quais osprincipais resultados de sua aplicação que discutimos durante as aulas?
No eletromagnetismo clássico, a lei de Ampère permite calcular o campo magnético a partir de uma distribuição de densidade de corrente elétrica ou de uma corrente elétrica , ambas estacionárias (independentes do tempo).
Entretanto, se a distribuição possui algum tipo de simetria podemos usar a Lei de
Ampère para determinar ocampo magnético total, o que facilita consideravelmente os cálculos.

9. O que é a permeabilidade magnética? Como é medida? Qual é a permeabilidade do vácuo?
A permeabilidade magnética mensura o campo magnético no interior de um material - devido ao campo magnetizante pré-existente na região onde o material é colocado bem como à magnetização por este induzida no material - em relação aopróprio campo magnetizante em questão.
Ao colocar-se o material no local considerado, no interior deste material verificar-se-á a presença de um campo magnético cujo valor deve-se tanto ao campo magnetizante quanto à magnetização induzida no material em resposta a este último. Define-se a permeabilidade absoluta μ como:
Em que B é o valor do campo magnético realmente presente no interior do...
tracking img