Exercicios de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual o objetivo do estudo da economia?
Economia como já estudado anteriormente é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivosescassos, na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
Assim, seu objetivoprimordial é analisar os problemas econômicos, formular soluções eficazes para resolvê-los focando na melhoria da qualidade de vida.Dessa forma a questão central do estudo da economia é: como alocarrecursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.


2) Descreva uma situação vivenciada por você, explicando o momento do fluxo real e do fluxo monetário.O sistema econômico funciona da seguinte maneira: As famílias fornecem seus recursos. Ex:Trabalhei com meus parentes em um estabelecimento cuja finalidade era na produção de massas, para que oprocesso começasse tinha que ter um capital, ou seja o dinheiro para investir com o intuito na compra de : farinha,óleo,fermento.. etc. (para fins da necessidade) . Em seguida tinha o fornecimento damão-de-obra, “mercados especializados” compravam da minha tia o produto finalizado e assim vendia para a sociedade consumista, logo esse processo é chamado fluxo real, pois é onde estão o emprego dosrecursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Por fim havia o pagamento pelas mercadorias adquiridas para minha tia, dessa forma isso denomina-se fluxo monetário pois, se dá a remuneração dosfatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

3) Descreva situações pelas quais você passa ou passou , em que teve que fazer escolhas , digamos que seria o seu custo deoportunidade; o custo de deixar de fazer uma coisa, para ter a oportunidade de fazer outra coisa.

Grandes oportunidades surgem, e agarrar por completo todas elas nunca é a melhor...
tracking img