Exercicios de economia curso de direito

EXERCICIOS DE ECONOMIA



1. a) O que é economia?
É a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo dos bens e serviços, estuda as formas de comportamento humano em relação às necessidades dos homens e os recursos produtivos escassos disponíveis para satisfazê-las. É intimamente ligada à política das nações e a vida de cada pessoa, e uma das suas principais funções é explicarcomo funcionam os sistemas econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

b) O que é política econômica?
Política econômica é um conjunto de ações governamentais, que serve para que o governo possa atuar sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.Tem como objetivo atingir finalidades relacionadas com a economia de um país, uma região ou umconjunto de países e são executadas pelos agentes de política econômica.

c) Qual o objetivo principal de uma política econômica?
Os principais objetivos da intervenção governamental, ou seja, objetivos da política econômica são: estabilidade dos preços, crescimento econômico (aumento de renda e de empregos), melhor distribuição da riqueza (renda) e equilíbrio nas contas externas ( ou seja, que opaís possa pagar seus compromissos financeiros com os demais países). A prioridade do governo se altera ao longo dos anos, de acordo com cada governo, como exemplo pode se citar os planos econômicos como o Plano Real, a prioridade era a estabilização econômica. Já para o governo Lula no começo os objetivos principais era a melhor distribuição de renda e o crescimento econômico do país.

2. Porqueum advogado deve entender de economia e política?
Um advogado deve ser capaz de interligar conhecimentos envolvendo política e economia, pois é a relação entre a sociedade, o mundo econômico e o mundo político que faz com que o direito possa ser exercido na atualidade, regulamentando sistemas sociais.

3. Anulada.

4. Quais as diferenças básicas entre um sistema capitalista e um comunista?
Asdiferenças entre o capitalismo e comunismo começam no conceitual. O capitalismo não é um sistema em si, pois ninguém é obrigado a acumular capital que é a sua principal característica. Já o comunismo é um sistema idealizado por Karl Marx e outros teóricos como Friedrich Engels, onde o comunismo era um estado a ser conquistado pela sociedade com prioridade de abolir a propriedade privada que éoutra das principais características do capitalismo. Sendo assim o capitalismo e o comunismo são totalmente antagônicos, enquanto o capitalismo é governado por um mercado livre visando o lucro, comunismo não tem governo propriamente dito e sim um controle da economia feito pelo proletariado onde as necessidades básicas do individuo devem ser totalmente supridas, não havendo assim classes sociais. Ocapitalismo basicamente segundo Marx é a exploração do homem pelo homem, não existindo classes sociais nem necessidades básicas a serem supridas o homem não exploraria ao outro extinguindo o capital privado e instituindo um capital comum que não vise o lucro como a principal necessidade do estado.

5. a) Qual o sistema que hoje prevalece no mundo? Por quê?
Sistema capitalista. As dificuldadesde planejamento da atividade econômica após a guerra fria e a crise da potencia socialista URSS talvez seja um dos principais motivos para que o socialismo seja mal sucedido, um governo ditatorial que proíbe a acumulação de capitais é mal visto em uma sociedade consumista, e a supremacia de um governo bem sucedido como EUA em governo capitalista tem muita influencia sobre o atual sistema adotadoalem do que o papel do Estado é fundamental para o bom funcionamento da atividade econômica tão valorizada no nosso presente.
b) Porque a China se mantem comunista, com diversas características de uma economia de mercado, de feições capitalistas, ao passo que a União Soviética isto não conseguiu?
A principal diferença entre a URSS e China é o fato dos diferentes tipos de socialismo adotados....
tracking img