Exercicios de anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1290 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
02. O sistema nervoso pode ser dividido estruturalmente em periférico e central, sendo o sistema nervoso central dividido em encéfalo e medula espinhal e o sistema nervoso periférico dividido em autônomo e somático. O sistema nervoso somático é a via de comunicação consciente entre o sistema nervoso central com resto do corpo, daí o seu nome, já que “soma” significa “corpo” em grego. Já o sistemanervoso autônomo inerva as vísceras e não tomamos consciência de suas ações.
a. Como são denominados os nervos que fazem parte do sistema nervoso somático (quanto sua localização) e como os classificamos quanto ao sentido da transmissão da informação nervosa? Craniais e espinais.São os nervos sensóriasaferente e motor eferente
b. O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático eparassimpático. Cite duas diferenças anatômicas entre os nervos dos sistemas nervosos simpático e o parassimpático e explique qual a função de cada um dele. Simpático :(fulga ou luta)estimula a ação de reação e proteção(quando alguém esta em um situaçao de perigo, o seu coração bate mais rápido e mais forte para bombear sangue para os músculo(oxigênio) e assim o musculo começa a se movimentar mais rápido)decorrente dos nervo simpáticos .
Nervo parassimpáticos:o tamnho das fibras pre glaglionárias são mais desenvolvidas(maior)o glanglio fica próximo do órgão,origina-se na coluna sacral e tronco cerebal
Atua na estabilidade causada pela adrenalina(simpático),ele que faz com que todos os seu órgão que foram acionados pelo nervo simpático voltem a funcionar normalmente(vegetativa).sistema digestório:03. Observe o esquema abaixo e responda:
a. Podemos notar que existem raízes de nervos espinhais dorsais e ventrais e que nas raízes dos nervos dorsais surgem estruturas denominadas gânglios. Quais as diferenças do tipo de informação nervosa que passam pelos nervos na raiz dorsal e na raiz ventral?
Raiz dorsal,neurônios aferentes a(que levam a informação sensitiva para o snc)e raisz ventraleferentes(que pode ser um tipo de resposta motora).
b. O que é o gânglio? Por que os nervos da raiz ventral não apresentam estas estruturas?
Conjunto de corpos celulares de fibras nervosas fora da medula espinal.porque o corpo celular esta dentro da medula espinal
c. A porção interna da medula espinhal apresenta-se como uma massa cinzenta, enquanto a porção externa como uma massa branca. Quaisestruturas são encontradas em cada uma dessas massas de tecido? Explique se esse padrão se mantém ao longo de todo o sistema nervoso central.
Massa cinzenta :corpos da célula da glia e dos neurônios.Massa branca:presença de uma grande quantidade de fibras nervosas mielinizadas.Não no cérebro as massa cinzentas ficam na porção exterior e a massa branca na porção central.
04. O sistema nervoso éformado pelo tecido nervoso, que envolve dois tipos básicos de células, os neurônios e os gliócitos (ou células da Glia). Qual(is) a(s) funções desempenhadas por cada um destes tipos celulares? Neurônios: transmissões nervosas,gliocitos:proteção nutrição dos neurônios.

05. No sistema nervoso é comum observarmos agrupamentos de neurônios, onde seus corpos celulares acabam formando massas decélulas. Como podemos denominar estes diferentes grupamentos quando estão no sistema nervoso central e no sistema nervoso periférico?
SNP:conjuntos de corpos celulares, glanglios
SNC:núcleos
06. Conceitue aferências e eferências quanto as vias neuronais.
Vias neuronais aferentes:n. que levam as informações sensitivas nervosas para o snc.
Eferentes:n. que levam informações sensitivas motoras para umdeterminado movimento .
07. Os feixes de nervos são apenas eferências ou aferências?
Não,eles podem ser tanto eferentes, aferentes ou mistos que são nervos que transportam os dois tipos de informações.
08. Como são estruturadas e qual a importância das meninges para o sistema nervoso central e para o sistema nervoso periférico?
As meninges são constituídas de 3 membranas ,a pia mater...
tracking img