Exercicios da arte barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o processo industrial do século XIX surgiu à pintura realista. Os realistas, sensíveis a mudanças produzidas pela crescente industrialização, expressaram, em todas as artes, o espíritocientífico, utilitarista e prático da época. Para o realista, o belo está na natureza, nas cenas simples da realidade do dia-a-dia. Só se pode pintar ou expressar o que se vive, o que se vê objetivamente.
Maso mundo não para. Novas descobertas do mundo científico vão se somando as que já existentes. Os cientistas ampliam os estudos sobre a luz solar. Ao mesmo tempo, a prática dos pintores realistas sópintarem o que viam, vai levar os artistas a descobrirem a beleza e a expressividade da natureza quando fortemente iluminada pela luz solar.
Surgem assim, os impressionistas, artistas que procuramfixar as variações que sofrem as cores sob a luz do sol. Eles eram livres e poéticos e, como deviam representar a luz do sol, uma coisa nova e original na pintura, também tiveram de inventar técnicasnovas e originais que conseguissem expressar o que desejavam.
Chamaram-se impressionistas porque queriam fixar a impressão visual da luz sobre as pessoas e a natureza.
Mas a pintura lírica evibrante dos impressionistas não podia sobreviver à violência da 1º grande guerra e morte, sofrimento, angústia, sentimentos que pedem uma forma de expressão própria. Os pintores expressionistas procuramcomunicar sentimentos exaltados, violentos, patéticos. Suas pinturas eram como um protesto contra a violência e o uso da força dos homens contra os outros.
O primeiro impressionista moderno é Van Gogh,artista holandês dotado de grande sensibilidade, que viveu muitos anos junto a terra e aos que nela trabalhavam. Viveu intensamente as relações entre homem/natureza e homem/homem.
Embora tenhaaprendido a pintar quase sozinho foi, em princípio, influenciado pelos impressionistas, dos quais dos quais guardou a luminosidade das cores. Sua pintura, é altamente dramática e expressa sentimentos...
tracking img