Exercicios comentados de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.
a)Me emprestaram o dinheiro.
b)Macacos me mordam.
c)Calou-se para não me magoar.
d)Os céus te protejam.
e a letra A porque nunca começa frase com pronome oblico. na colocação pronominal temos proclise enclise e mesoclise em que a enclise e usada depois do verbo( em frase que o verbo inicia sem da no passado do futuro ou dopresente) proclise quando vem antes do verbo ( quando temos palvras negativas adverbios,etc)e vem a mesoclise fica no meio do verbo( quando estiver no passado do futuro ou presente).

Todas as palavras devem ser graficamente acentuadas em
a)guri, album carie.
b)biceps, item, funil.
c)corroi, siri, eter.
d)orgão, raízes, deselegância.

Que construção não é aceita na norma culta?a)Este automóvel é mais moderno que aquele.
b)A Lua é mais pequena que a Terra.
c)Este chocolate é mais ruim que o outro.
d)Seu irmão já está mais grande que você.
Na verdade, essa questão possui duas respostas erradas, quais sejam, B e D. Justifico: O graus do ajetivo são utilizados para comparar qualidades de um mesmo ser ou coisa ou qualidades diferentes de diferentes seres ou coisas. Sãotrês os tipos de adjetivos comparativos: superioridade, inferioridade e igualdade. A questão trata dos comparativos de superioridade. Nas duas questões mencionadas, os adjetivos grande e pequeno são utilizados na forma analítica. Diz a regra que sempre que os adjetivos PEQUENO e GRANDE forem utilizados na forma analítica será para comparar qualidades de um mesmo ser ou coisa. Por exemplo: "Marcosfoi condenado, mas tenho convicção de que ele é mais bom do que mau." Já a forma sintática desses adjetivos serve para comparar qualidades de dois elementos diferentes. Exemplo: "Eduardo é maior que Paulo". Assim, na letra B o certo é: "A lua é menor que a Terra" (comparação entre duas coisas diferentes).Na letra D o correto é dizer:"Seu irmão está maior que você" (também comparação entre doisseres diferentes).

Em todas as opções, a expressão destacada está empregada corretamente, conforme as normas cultas da língua padrão, exceto em :
a)O verso a que se refere o poeta é mais belo, mais variado e mais imprevisto.
b)Acataremos as ordens do Presidente, de cuja probidade não temos o direito de duvidar.
c)Encontrei um amigo de infância cujo nome não me lembrava.
d)Aqui está a fotoa que me referi.
Letra B: cujo não aceita preposição.

Dadas as palavras: 1) des-a-ten-to 2) sub-es-ti-mar 3) trans-tor-no constatamos que a separação silábica está correta:
a)apenas em 3
b)apenas em 2
c)apenas em 1
d)em todas as palavras
A CORRETA É A LETRA C: SE TODA VEZ NA PALAVRA EXISTIR PREFIXO TERMINADO COM CONSOANTE(DES, SUB ETC...) E A PALAVRA POSTERIOR SE INICIAR POR VOGAL,A ULTIMA LETRA DO PREFIXO ATRAI A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA POSTERIOR, POR EXEMPLO DES+ATENTO=DESATENTO (PALAVRA FORMADA COM PREFIXO DES) A ULTIMA LETRA DO PREFIXO É UMA CONSOANTE (S) ENTAO ESTA VAI ATRAIR O (A) DE ATENTO OU SEJA = DE-SA-TEN-TO A MESMA COISA COM SU-BES-TI-MAR. sOMENTE A ULTIMA PALAVRA ESTÁ CORRETA! letra C correta!!!! Se na resposta fosse apenas Na aí seria letra a .
Assinale aalternativa que apresenta a justificativa correta sobre a acentuação das palavras herói, consciência, país e pé, respectivamente.
a)Ditongo aberto, proparoxítona, monossílabo tônico, paroxítona terminada em ditongo crescente. b)Proparoxítona, paroxítona terminada em ditongo crescente, ditongo aberto, oxítona terminada em E.
c)Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente,proparoxítona, monossílabo tônico. d)Ditongo aberto, paroxítona terminada em ditongo crescente, hiato, monossílabo tônico.
a palavra país, ja mata a questão !!!!!!!!!!!D

É preciso corrigir a forma do plural de uma das palavras da frase:
a)Quaisquer que sejam nossas opções, será difícil tomarmos uma decisão.
b)Nenhum desses salvo-condutos os livrará da detenção.
c)Os distintos caráteres das...
tracking img