ExercicioDermeEpiderme

1283 palavras 6 páginas
Exercicio de Fixação:
Sistema Tegumentar

Belo Horizonte
2015
1- Cite os tipos de pele observados no corpo humano, caracterizando-os e diferenciando-os histologicamente.
Temos dois tipos de pele observados no coporpo humano, são eles:
Pele fina ou delgada: Pele que recobre a maior parte do corpo humano. Possuem glândulas sebáceas, folículos pilosos e glândulas sudoriparas. É menos espessa que a pele grossa. Nesse tipo de pele, a epiderme compõe-se por quatro camadas: Camáda Córnea (formada por queratinócitos achatados mortos), Camada Granulosa (pouco desenvolvida nesse tipo, formada por células poligonais ricas em grânulos), Camada Espinhosa (composta por muitas células polimorgas, com prolongamentos citoplasmáticos) e Camada Basal ou Germinativa (constituída por uma camada de células prismáticas baixas e cubóides em constante renovação).
Pele grossa ou espessa: Pele encontrada na palma da mão e na sola dos pés. Possuem apenas as glândulas sudoriparas. É mais espessa que a pele fina, atingindo a espessura de até 1,5 mm. Possui uma camada a mais que a pele fina, sendo essa a Camada Lúcida, que se encontra entre as camadas Córnea e a Granulosa. Esta é formada por uma fina camada de células achatadas, cujos núcleos e organelas foram digeridos por enximas dos lisossomos.

2- Dê a constituição da Epiderme, destacando suas características principais.
A epiderme é um epitélio multiestratificado, ou seja, formado por várias camadas, ou estratos, de células justapostas. Possiu epitélio do tipo Estratificado Pavimentoso Queratinizado. Composta por mcélulas muito próximas entre si e, portanto, com pouca substância intracelulas. São avasculares e apresentam células polarizadas. Sua camada mais interna, denominada Estrato Germinativo, é a camada responsável pela germinação contínua de células que, a medida que são geradas, vão empurrando as mais velhas em direção a superfície do corpo. As células mais velhas tornam-se, assim, mais achatadas e passam a

Relacionados