Exercicio sistemas distribuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quais são os tipos de sistemas operacionais existentes? Explique cada um deles.

• Sistemas monotarefas ou monoprogramaveis: Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.
• Sistemas Multitarefas ou multiprogramaveis: Nos sistemas multiprogramáveis oumultitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações.
• Sistemas com Múltiplos Processadores: Caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto. Um fator-chave no desenvolvimento de SOs com múltiplos processadores é a forma de comunicação entre as UCPs e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos deentrada e saída.

2. Explique os sistemas com múltiplos processamento, identificando e explicitando cada um deles.

Sistemas com múltiplos processadores são arquiteturas que possuem duas ou mais UCPs interligadas e que funcionam em conjunto na execução de tarefas independentes ou no processamento simultâneo de uma mesma tarefa. Inicialmente, os computadores eram vistos como máquinassequenciais, em que o processador executava as instruções de um programa uma de cada vez. Com a implementação de sistemas com múltiplos processadores, o conceito de paralelismo pode ser expandido a um nível mais amplo. Eles podem ser:

• Fortemente acoplados: Onde o sistema faz uso de uma única memória principal controlados por um sistema operacional.
• Fracamente acoplado: Possuidois ou mais sistemas computacionais, onde cada modulo computacional tem o seu próprio sistema operacional.
( Simetrico: onde os processadores estão no mesmo nível hierárquico.
← Assimetrico: há uma definição de quem é mestre e quem é escravo.

3. Como se classificam os sistemas com múltiplo processamento?

Fracamente acoplados e Fortemente acoplados

4.Explique o que significa sistemas simétrico e assimétrico

Nos Sistemas Simetricos não existe a definição de nível hierárquico, os processadores são independentes para decidirem o que fazer e como fazer com as requisições do sistema operacional. Já nos Sistemas Assimetricos existe um definição clara de quem é o mestre e o restante apenas segue as suas ordens(Escravos).

5. Em que consiste onível de processamento vetorial e o nível de paralelismo? Explique.

Processamento Vetorial
E o processamento executado sequencialmente, posição a posição, da primeira até a ultima instrução da fila.
Processamento paralelo
O processamento paralelo é a possibilidade de uma aplicação ser executada por mais de um processador ao mesmo tempo. Nesse tipo de ambiente, sóexistirá ganho real de tempo caso a aplicação possa ser dividida em partes independentes para execução simultânea.

6. Defina o que é um processo.

Processo é um programa em execução. Mais, especificamente, do ponto de vista do sistema operacional, é a estrutura responsável pela manutenção de todas as
informações necessárias à execução de um programa.

7. Como se explica oconceito de CPU virtual quando se tem vários processos? Explique.

Uma máquina virtual é a imitação, por software, de uma máquina real. Sendo assim, sistemas operacionais podem rodar em máquinas virtuais, e terão a ilusão de rodarem em uma máquina real. Essas imitações podem ser criadas no nível de aplicação ou no nível de sistema operacional. E quando se tem vários processos a adoção desteconceito criará um isolamento para cada processo em cada maquina virtual que esteja sendo utilizada, isto se traduz em segurança aos processos em execução.

8. Quais são os eventos que levam à criação de processos? Explique cada um deles citando exemplos, quando for o caso.

• inicialização do sistemas quando o sistema operacional é carregado sendo necessário a criação de processos...
tracking img