EXERCICIO RECOMPENSANDO PESSOAS DE CHIAVENATO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas exercício recompensando pessoas

1. É um complicado processo de conversão de vários recursos através de um sistema integrado capaz de proporcionar saídas ou resultados.

2. Remuneração nada, mas é do que recompensa dada ao funcionário por atividades realizadas para a organização em questão.
As remunerações totais são compostas por 3 componentes: básica, incentivos salariais ebenefícios. Básica que é o salário fixo mensal, os incentivos que são os bônus e as participações nos lucros, e os benefícios que são seguros de vida e saúde.

3. As recompensas financeiras são divididas em diretas e indiretas.
As recompensas financeiras diretas são basicamente, salários, bônus, prêmios e comissões.
Já as recompensas indiretas são planos de benefícios oferecidos pelaorganização como: férias, dsr, gorjetas, horas extras, 13º salário , adicionais etc...
As recompensas não financeiras são oferecidas pela organização como orgulho, auto-estima, reconhecimento, segurança no trabalho, etc...

4. O salário nominal é o volume fixo firmado em contrato individual pelo cargo exercido. Não é atualizado periodicamente e sobre perda de poder aquisitivo.
O salário real é aquantidade de bens que pode ser adquirido com a remuneração mensal do colaborador. O salário mínimo é a menor remuneração permitida por lei. E significa a intervenção do estado no mercado de trabalho.

Os salários podem ser considerados por 3 aspectos diferentes são eles: o pagamento de um trabalho, o valor de um individuo para uma organização, coloca o individuo em uma escala hierárquica dentro deuma organização.

Existem 3 tipos de salário: por unidade de tempo, por resultados e o salário tarefa.
Por unidade de tempo é pago pelo tempo que o colaborados presta serviços a uma organização são mensuradas em horas,semanas,quinzena ou mês.
Por resultados é pago por quantidade de produção e meta atingida por pessoa como um incentivo ou premio de produção. Já o salário por tarefa é a fusãode salário por tempo junto com o por resultado. Já é definida a jornada de trabalho e a remuneração depende de quanto o operário produzir.

5. Equilíbrio interno x externo, remuneração fixa ou variável, desempenho ou tempo de casa, remuneração do cargo ou da pessoa, igualitarismo ou elitismo, remuneração abaixo ou acima do mercado, prêmios monetários ou não, remuneração aberta ou confidencial,centralização ou descentralização das decisões salariais.

6. É um conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer ou manter estruturas de salário eqüitativa e justa na organização.

Existem 2 formas de equilíbrio são elas: interno e externo.
O interno é alcançado por meio de informações obtidas no processo de avaliação e classificação de cargos. São baseadas na descrição eanalise de cargos.
Já externo é alcançado por meio de informações obtidas através de pesquisas de salários.

7. É uma forma de remunerar avaliada por grau de informação ou nível de capacitação de cada colaborador. É definida a premiação por habilidades técnicas ou comportamentais do funcionário.

8. É feita a partir de amostras de cargos que representam os demais cargos da organização e emamostras de empresas que representam o mercado de trabalho.
É necessário selecionar os cargos de referencia ou cargos amostrais.

9. Os tipos de recompensas financeiras são: recompensas relacionadas com objetivos de relação empresarial, recompensas vinculadas ao tempo de serviço do colaborador, recompensas relacionadas com o desempenho claramente excepcional, e recompensas relacionadas comresultados de departamentais, divisionais, ou mesmo globais. As recompensas são concedidos separada ou conjuntamente como retribuição pelo alcance de objetivos organizacionais.

10. A remuneração variável é uma parcela da remuneração total creditada periodicamente, trimestralmente ou anualmente. É de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa.

11. A remuneração...
tracking img