Exercicio profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responsabilidade

É a obrigação de responder pelas ações próprias ou de outros. Caráter ou estado do que é responsável. Trata-se do cargo ou da obrigação moral que um sujeito tem pelos possíveis erros cometidos perante uma determinada situação. A responsabilidade é da mesma forma, a obrigação de consertar e satisfazer uma culpa, ou seja, é a capacidade em todo e qualquer indivíduo de direitoem reconhecer as consequências de um feito que tenha realizado deliberadamente. Portanto, responsabilidade é uma virtude dos seres humanos livres.
Responsabilidade civil
É a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Em direito, a teoria da responsabilidade civil, procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa eem que medida está obrigada a repará-lo.
Responsabilidade Social
É atualmente, um assunto central nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável do Brasil. A necessidade de se concluir uma sociedade sustentável pela integração das dimensões social, ambiental, econômica, cultural e espacial, é um resultado dos problemas enfrentados nos dias atuais nessas cinco áreas e que implicamdiretamente a sustentabilidade da sociedade contemporânea. Algumas respostas para a crise atual estão em construção, sendo a responsabilidade social uma delas, que só será realmente aceita se sua base for construída nas relações de cooperação e não de competição. Sabe-se que atualmente, o termo responsabilidade está sendo comumente empregado ao investimento de empresas em projetos e programas sociais.Portanto, a responsabilidade social, é algo maior, é um sentimento que precisa ser desenvolvido em cada ser humano e que pode ser visto como um investimento social humano.
Responsabilidade Moral
É a capacidade, e ao mesmo tempo uma obrigação moral, de assumirmos os nossos atos. É reconhecermos nos atos, compreender que são eles que nos constroem e moldam como pessoas. A responsabilidade implica quesejamos responsáveis antes do ato, durante o ato e depois do ato.
Responsabilidade Jurídica
É quando um sujeito viola um dever de conduta que tenha sido assinalado previamente por uma norma jurídica. Sendo assim, se uma pessoa for julgada de acordo com a lei, e for responsabilizada pela violação de alguma norma jurídica receberá, portanto uma sanção, o que pode incluir a perda da sua liberdade,ocasionando assim sua detenção.


Responsabilidade do Enfermeiro
O campo de atuação do profissional de enfermagem tem sido alvo de constantes atualizações, esse hoje, muito mais técnico e especializado.
Em alguns países os enfermeiros estão prescrevendo medicações com respaldo da lei. Porem no Brasil, aos enfermeiros ainda não é atribuído funções de médicos. No entanto, pelo que nota e queessa pratica deva ser instalada no Brasil daqui uns anos. Essa pratica vem também com mudanças na tecnologia, nos hospitais, nas alterações sócio - econômicas e também com uma melhor assistência, isso interfere na enfermagem, atualizando-se para o desenvolvimento administrativo hospitalar. Porem as mudanças tem contribuído para que o enfermeiro continue incerto quanto ao que lhe cabe na sua pratica.Os enfermeiros atuam em funções distintas, para o médico o “enfermeiro tem sido considerado aquele que realiza as técnicas terapêuticas que ele prescreve”. Já para os administradores hospitalares “pensam no enfermeiro como alguém que seja capaz de administrar uma seção do hospital, executando todas as normas administrativas da instituição”. Entendemos que as funções administrativas realizadaspelo enfermeiro constituem num instrumento do seu trabalho e não um desvio de função. O profissional no seu dia - a- dia realiza junto com a sua equipe funções de planejamento, organização, diversão e controle. A execução de cada uma dessas ocorre em maior ou menor frequência, mas todas estão presentes.
Acreditamos que o enfermeiro seja o administrador da assistência de enfermagem prestada ao...
tracking img