Exercicio prático de conservação dos solos

Páginas: 12 (2803 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
Conservação e Recuperação de Solos
1º Exercício Prático - Formação do Solo



1. Objetivo

Relacionar o tipo de solo encontrado nos municípios de Avaré, Ilha Solteira, Itapira, Pedrinhas Paulista e Ubatuba com os fatores de formação do solo.

2. Revisão bibliográfica

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre e pode ser considerado como um meio vivo edinâmico, formado a partir da desagregação de uma rocha são que sofre processos de intemperismo químico, físico ou biológico, em mistura com matéria orgânica, água, ar e organismos vivo. Estes processos de intemperismo podem dar origem a solos residuais, solos que se formam no mesmo local de desintegração da rocha sã e a solos transportados, aqueles formados pela decomposição sob ação dagravidade, de partículas transportadas entre locais diferentes.
O solo é um fator de grande importância para a produção de alimentos, armazenamento de água, suporte para edificações, purificação e remediação da água através da percolação, além de ser a base para o desenvolvimento de ecossistemas que abrigam a fauna e a flora, como florestas e savanas e a produção de matéria prima.
Em função dascondições ambientais, dos organismos vivos, relevo, tempo e clima, os solos podem apresentar características físicas e químicas diferentes, podendo ser classificado como argilosos, arenosos, siltosos, vermelhos, amarelos ou cinza claro, pobres ou ricos em matéria orgânica, profundos ou rasos, homogêneos ou diferenciados em horizontes.
Os solos são agrupados em classes determinadas de acordo com suascaracterísticas genéticas e morfológicas, agrupando-se em Neossolos, Vertissolos, Cambissolos, Chernossolos, Luvissolos, Argissolos, Nitossolos, Latossolos, Espodossolo, Plenosso, Pintossolos, Gleissolos entre outros.
Os solos tropicais geralmente são pobres quimicamente, baixa fertilidade e possuem ecossistemas frágeis em relação ás atividades antrópicas e ao manejo inadequado. O Brasil encontra-sequase inteiramente no domínio tropical úmidos.
Durante o estudo dos solos é importante conhecermos a vegetação do local, pois ela pode influenciar o comportamento da água e realizar a inversão de materiais no perfil pela ação das raízes das plantas. A vegetação protege o solo reduzindo o impacto da água das chuvas e facilitando a percolação da água, evitando a lixiviação dos nutrientes presentesno solo e sua erosão. A degradação do solo reduz a sua disponibilidade e viabilidade e em longo prazo, pode reduzir ou alterar as atividades a ele associadas.

3. Material e Métodos

O estudo objeto deste relatório limitou-se a análise do solo e sua relação com os fatores de formação em cinco municípios do estado de São Paulo, que dispusessem de dados climáticos.

Após a seleção dosmunicípios, foram coletados dados referentes ao tipo de solo ocorrente no município, bem como de sua era geológica de formação, vegetação original, clima e relevo. Em seguida, os dados foram analisados, com o auxílio de material bibliográfico específico.

3.1. Coleta de dados

3.1.1 Clima

Acessou-se o site www.agritempo.gov.br e escolheu-se 5 municípios do Estado de São Paulo que dispusessem dedados climáticos, provenientes de uma estação meteorológica, a qual forneceu os dados relacionados às coordenadas geográficas de latitude e longitude, chuva anual, temperatura média anual, temperatura do mês mais quente e temperatura do mês mais frio.

3.1.2. Solo

Utilizando-se o software ArcMap, adicionou-se os shapefile contendo os municípios do Estado de São Paulo e o mapa de solos naescala 1:500.000, que forneceram as informações sobre os tipos de solos encontrados nos municípios selecionados.

3.1.3 Era geológica de formação

Acessou-se o site http://mapas.ibge.gov.br/geologia/viewer.htm e, através de coordenadas geográficas, obteve-se a descrição e a era geológica de cada município estudado.

3.1.4 Vegetação Original

Utilizou-se o mapa do Inventário Nacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conservação dos solos
  • Conservação solo
  • Conservação do solo
  • Conservação do solo
  • Conservação dos solos
  • Conservação do Solo
  • Conservação de solos
  • Conservação do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!