EXERCICIO GABARITADO VIDAS SECAS GRACILIANO R.

5254 palavras 22 páginas
=================================================================================
PROJETO LITERÁRIO VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
EXERCÍCIOS

1- O livro Vidas Secas, considerado um dos livros mais emblemáticos da literatura brasileira, foi publicado em 1938. Sua temática relaciona-se com a imagem contemporânea a seguir.

a) Explique a relação existente entre a imagem e o livro.
Mesmo depois de tantos anos, a miséria e o descaso das políticas públicas com a população é grande. Assim como Fabiano e sua família, outros homens e mulheres vivem a mesma situação de seca e miséria em pleno século XXI.

b) A capa da revista apresenta-se de forma apelativa. Explique a afirmação e relacione a recurso apelativo ao tipo de texto.
A função apelativa tem por objetivo apelar ao sensível do leitor, para persuadir sua leitura. A foto apela para a emoção do leitor, sensibiliza.

2- Toda narrativa é constituída na alternância entre sequências descritivas e narrativas. Vidas secas apresenta uma predominância de sequências descritivas. Explique o efeito de sentido gerado no romance com este tipo de sequência.
As sequências descritivas desaceleram a narrativa. A descrição é fundamental para que se faça um perfil do personagem e do local. Em Vidas Secas, especialmente, o predomínio desta sequência desacelera muito a narrativa, trazendo uma lentidão tanto na narrativa como também na vida dos personagem que se arrastam pelo sertão, vagando, em busca de uma melhor condição de vida.
3- Relacione a economia verbal e o tema do livro.
Assim como o ambiente seco, a linguagem dos personagens também é seca. Graciliano concretiza o tema da seca até mesmo na comunicação dos personagens.

4- Identifique a fase na qual o romance Vidas Secas se insere no Modernismo e demonstre uma característica desta fase evidente no livro.
2ª fase. O romance demonstra a realidade do sertão, retratando a vida do povo que está a margem da sociedade. O regionalismo nordestino é uma forma de

Relacionados

  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas